A Coordenação Arquidiocesana dos Meces (Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística) promove nos dias 11,12 e 13 de dezembro o I Congresso Arquidiocesano dos Meces com o tema “Quem me vê, vê ao pai” e lema “Pela Eucaristia, nos tornamos misericordiosos”. O Congresso será no Ginásio Poliesportivo do Colégio Diocesano e, de acordo com a organização, deve reunir ministros de capital e de mais 25 cidades que compõem a Arquidiocese de Teresina.
O Congresso tem como objetivo “promover a integração dos Ministros que só em Teresina são mais de 3000 filhos do Pai, além de prepará-los para o ano da Misericórdia que viveremos intensamente em 2016”, explica Rômulo Stéfano que é presidente do Comidi (Conselho Misisionário Arquidiocesano) e Coordenador Geral da Coordenação Arquidiocesana dos Merces.
Os ministros compõem suas paróquias colaborando e conduzindo momentos da Santa Missa como celebrações da Palavra e das Ezéquias, além de realizarem a distribuição da comunhão, seja na sua Igreja ou nos locais de abrigo de enfermos e impossibilitados. São filhos de Deus que servem a sua paróquia com o espírito missionário.
A cada dois anos a Igreja Católica de Teresina promove a formação de ministros. Esses são escolhidos com o juízo do padre e pároco que faz o convite àquele fiel (leigo ou leiga) com idade acima de 21 anos e que pode contribuir com a comunidade na qual está inserido.
O I Congresso Arquidiocesano contará com a participação do Frei Faustino Paludo, que é Assessor Nacional da Comissão Episcopal para Liturgia da CNBB; Dom Eduardo Zielski que é bispo da diocese de Campo Maior e do Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Brito, além de padres da Arquidiocese de Teresina, como os Padres Newton Pereira (Igreja da Primavera) e o Padre Antônio Cruz (Igreja Nossa Senhora de Lourdes).
Telefone para informações: (86) 99927-1518/ 98817-1449/ 99517-7653
OUTRAS INFORMAÇÔES: No ano de 2016 a Coordenação Arquidiocesana dos Meces organiza a realização de mais um curso de formação de Ministros. Como em 2015 o curso foi promovido em Teresina, a próxima formação será na Forania Rural, com data ainda a ser definida.
Por Vera Alice Brandão