No último sábado (21), o Grupo de Serviço Arquidiocesano do EJC (Encontro de Jovens com Cristo) realizou a I Assembléia Arquidiocesana. Após a elaboração do documento que foi formatado com o objetivo de unificar as ações dos serviços do EJC, ficou definido que a cada três anos haverá a realização de uma Assembléia para avaliar as ações do serviço da Igreja. E como fruto desse documento foi realizada a I Assembléia com o tema: “A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma”.
Vinte e seis representantes de paróquias de 5 foranias marcaram presença no Campus da Uespi, Clovis Moura no bairro Dirceu Arcoverde. “Além de fazer cumprir esse documento, a I Assembléia foi importante porque os representantes das paróquias tiveram poder de voto e todos tiveram a oportunidade de opinar e decidir sobre as mudanças realizadas no documento que, a partir de agora, passa a orientar as ações do EJC ofertadas nas paróquias”, explica Musa Pires que é integrante do grupo de serviço arquidiocesano do EJC.
Participaram da Assembleia padres, jovens, e representantes de grupos e serviços além do Arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito, que durante o encontro optou por um bate papo. “Eu vim mais para ouvir do que para decidir. Quero mesmo é que todos os presentes tenham paciência e coragem nessa caminhada”, conclamou o arcebispo.
A Assembleia teve como ponto alto a votação e a definição de encaminhamentos enviados pelas paróquias. Essas foram votadas e a partir do documento alterado, todas as mudanças passarão a conduzir as ações a serem praticadas ao longo dos próximos três anos. “Foi um momento de busca pela unidade. Definimos sugestões que vão melhorar a dinâmica do EJC” finalizou Júnior Voste, que também é integrante do grupo de serviço arquidiocesano do EJC.
Por Vera Alice Brandão