No dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora daConceição Aparecida, os fiéis católicos acordaram cedo para participar da 9° edição da Festa da Mãe de Deus. O momento religioso começou as 06h30min da manhã com uma celebração presidida pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, em um palco que foi montado ao lado do Centro Pastoral VI. Esse ano a Festa da Mãe de Deus foi ainda mais especial, pois contou com a presença da imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida que ficou em exposição por toda a festa. Os presentes puderam venerar a imagem daquela que é a mãe de Deus e de todos nós.
Durante a celebração, Dom Jacinto convocou os fiéis para se inspirarem na história de Nossa Senhora. “Ela surgiu das águas e desde o princípio promoveu o fortalecimento da fé aos seus filhos”, relembrou o Arcebispo. Nossa Senhora foi encontrada por pescadores nas águas do rio Paraíba em São Paulo no ano de 1717. De lá para cá a devoção dos católicos só aumentou com as graças e bênçãos concebidas por intercessão dela.
A programação da 9° Festa da Mãe de Deus começou com uma missa campal e, de acordo com a organização, cerca de 10 mil pessoas participaram do momento de fé.
Dona Maria Ofélia e sua filha Santana do Nascimento marcaram presença e vieram pedir bênçãos. A mãe perdeu um filho há três meses e como devota de Nossa Senhora se emocionou durante a celebração. “Vim aqui pedir sabedoria. A dor da perda de um filho não se supera. Mas Nossa Senhora tem me ajudado na busca pelo equilíbrio. Preciso fortalecer a minha fé e é nela, na minha mãe Aparecida, que encontro forças para suportar e seguir em frente” emociona-se.
A filha de Dona Ofélia trouxe consigo a foto do filho. Para ela Nossa Senhora tem abençoado a vida do seu filho. “Entrego meus filhos nas mãos daquela que é mãe de todos nós. Herdei de minha mãe essa devoção. Nunca imaginei que pudesse estar próximo de Nossa Senhora. Sempre a invoquei em meus pensamentos e sinto nesse momento uma esperança. Uma emoção de poder saber que ela veio ao meu encontro. Serei grata a ela por toda a minha vida. Tenho alcançado graças e não tenho dúvidas de que ela é quem me oferta com tamanha bondade”.
Após o fim da missa a procissão seguiu pela Avenida Frei Serafim com destino à Igreja de São Benedito. A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi reverenciada por todos os fiéis ao longo do percurso. Dona Maria das Graças ajudou a organização compondo o cordão humano de isolamento. Membra da Paróquia de Nossa Senhora da Glória , no Bairro Planalto Ininga, ela disse estar feliz por participar do momento. “Eu sou a felicidade em pessoa. Ergo minhas mãos aos céus e agradeço a Deus por estar aqui. Sou devota de Nossa Senhora e a emoção me consome. Nossa Senhora me alimenta com muita fé. É um momento que jamais esquecerei. Vou contar para meus filhos e netos” emociona-se.
O padre Francisco Borges, coordenador da peregrinação disse que a Festa da Mãe de Deus foi coroada com a presença da imagem peregrina. O pároco enalteceu a equipe de organização da festa que para ele superou as expectativas. “Estamos felizes, extremamente felizes. Os devotos de Nossa Senhora vão guardar no coração esse momento”.
A procissão foi acompanhada de perto pelos fiéis. A imagem no andor, guiada por um carro, foi reverenciada pelos fiéis e durante a procissão o jovem Júnior Araújo não perdeu o pique. “Mesmo na cadeira de rodas tenho forças. Nossa Senhora é quem me move.” Emociona-se o jovem que veio participar na companhia da Mãe Maria das Graças.
O Vigário geral, padre Tony Batista evidenciou a felicidade do povo de Deus. “Eu costumo dizer que sou um padre escandalosamente feliz. E ver Nossa Senhora sendo reverenciada e seus filhos também felizes é gratificante. Nossa Senhora Aparecida saiu de sua casa. Colocou a mochila nas costas e veio visitar os seus filhos. Isso é felicidade” reforça.
Ao final da procissão os fiéis acompanharam atentos o momento de coração do ícone de Nossa Senhora. A imagem peregrina recebeu uma coroa de flores das mãos de uma criança vestida de anjo e o público presente acompanhou o momento de louvor e oração liderado pelo Padre Jardel Moreira. O Arcebispo de Teresina encerrou o momento e agradeceu aos fiéis. “A mãe de Deus é inspiração e esse foi um momento de fortalecimento da fé. Fica toda a nossa gratidão àquela que toca o coração dos seus filhos” finalizou.
Por Vera Alice Brandão