A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida percorreu vários locais, no último final de semana, em nossa Arquidiocese. No sábado,10, a peregrinação iniciou nos presídios de Teresina: A Casa de Custódia e a Penitenciária Feminina acolheram com muito amor e devoção a mãe de todos nós. Os internos dessas penitenciárias tiveram contato direto com a imagem e entregaram suas vidas à mãe de Deus. “Não contive a emoção. Quando ela chegou, eu me ajoelhei e entreguei minha família. Senti um grande alívio no coração, disse o detento Robson Santos.
Em seguida, a imagem de Nossa Senhora Aparecida seguiu para o Hospital Getúlio Vargas, no centro da capital. O encontro emocionante da mãe com os filhos mais necessitados de saúde foi transformado em esperança e fidelidade de Deus para com todos. Após a visita aos enfermos foi realizada uma celebração eucarística na capela Nossa Senhora das Graças, que fica no hospital.
No sábado, a tarde, a peregrinação continuou nas paróquias de Nossa Senhora do Amparo, onde teve um encontro com movimentos marianos da Arquidiocese de Teresina, e seguiu para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, zona leste da capital, onde participou de uma missa, seguida de preces e visitação da comunidade até a meia noite.
No domingo, 11, após alvorada com reza cantada do Santo Ofício, ainda em Fátima, a imagem da padroeira do Brasil seguiu em carreata e foi recebida com grande júbilo pelos paroquianos da Paróquia da Santíssima Trindade, no bairro Primavera. Durante a programação foi realizada uma bela apresentação sobre a história de Nossa Senhora Aparecida.
Em seguida, já no final da manhã, a peregrinação da imagem da mãe Aparecida chegou à Paróquia de Nossa Senhora da Vitória, no bairro Planalto Uruguai e foi acolhida pelos paroquianos com a realização de um celebração eucarística e vigília. “Eu vivi um momento de muita emoção ao ter Nossa Senhora tão perto de mim e da minha família. Que ela permaneça em nossos corações depois dessa visita”, disse Teresinha Sousa, legionária da Paróquia de Nossa Senhora Vitória.
Por volta das cinco da manhã a imagem seguiu para o Centro Pastoral Paulo VI, onde já era aguardada por uma multidão de fiéis para acompanhar a missa e procissão da 9 Festa da Mãe de Deus, no dia em que o Brasil inteiro celebra o dia da padroeira do país.
Por Liana Nunes