A Semana Nacional da Vida e o dia do Nascituro serão comemorados no período de 1º a 8 de outubro, com o tema “O Evangelho da vida: anunciar, celebrar e servir”. O tema foi inspirado em um trecho da Encíclica Evangelium Vitae, de São João Paulo II, que este ano completa 20 anos de sua publicação. Portanto, cenário e momento para celebrar o Evangelho da vida.
O subsídio “Hora da Vida” mantém uma relação com a Campanha da Fraternidade, a fim de dar continuidade à reflexão proposta para 2015 que trata do papel da família na sociedade.
Na programação, o coordenador da pastoral familiar, Mascionílio Matos, explica que a celebração pelo “Terço da vida” é uma ação que visa comemorar o Dia do Nascituro. Além dela, deve ser realizada uma outra celebração para a “Vigília Pela Vida Nascente”, ambas às vésperas do 1° Domingo do Advento, fechando o subsídio. A missão é reforçar a Campanha da Fraternidade durante o ano e não somente durante o tempo quaresmal.
“A vida humana não é nossa produção, ela é dada. Todos nós recebemos gratuitamente, por isso é inviolável. A Semana da Vida e o Dia do Nascituro são instrumentos que ajudam a compreender, admirar, proteger e defender a beleza da vida e seu incomparável valor” reforça.
Para o casal, Francisco e Adriana Pinheiro, membros da Pastoral familiar e coordenadores do Setor de Promoção e Defesa da Vida, o momento é de propor uma reflexão através de uma ação da Igreja com as duas celebrações. “Tendo em vista a data de celebração da Semana Nacional da Vida e do dia do Nascituro, que estão situados no início do mês de outubro, quando se celebra a novena em preparação para o dia de Nossa Senhora Aparecida, o subsídio promove o terço pela vida que medita os mistérios da vida do nosso Senhor Jesus cristo, procurando meditar também as questões ligadas à vida, em especial a vida nascente” explica.
Cada Paróquia, de forma particular, promove a Semana Nacional da Vida através da realização de carreatas, caminhadas ou passeatas. De acordo com o coordenador Francisco a ação da pastoral esse ano “se dará, de forma particular, no dia 10 de outubro (sábado) a partir das 18h. Será no bairro Cidade Leste no setor São José. Vamos promover um show com pregações e teremos o apoio da Comunidade Shalom que irá apresentar aos fiéis uma peça sobre o efeito das drogas na sociedade e de devastação da vida humana” pontua.
A ação visa chamar atenção da comunidade para o cuidado que as famílias devem ter em relação “a esse mal que mata nossos filhos em vida e destrói lares” finaliza Francisco Pinheiro.
Por Vera Alice Brandão