A Igreja de São José Operário fica localizada na Rua Gabriel Ferreira, na Vila Operária, zona norte de Teresina e sua reinauguração já têm data marcada: será dia 22 de agosto, (sábado), com celebração presidida por Dom Jacinto Brito – Arcebispo de Teresina.
Com um território Paroquial que abrange 6 comunidades no entorno da Igreja Matriz, na Vila Operária, a Paróquia de São José Operário é administrada pelos padres Redentoristas e está vinculada à Vice-Província de Fortaleza.
Em sua estrutura, além das 5 capelas instaladas nas comunidades e da Igreja Matriz , também está o Centro de Formação São José Operário e a Casa Paroquial que abriga os missionários redentoristas.
A Paróquia de São José Operário foi fundada em 1 de Maio de 1957. Pertencia ao território de Nossa Senhora do Amparo e foi elevada a categoria de Paróquia pela provisão de Dom Avelar Brandão Vilela.
Hélio de Sousa que é integrante da Pascom da Paróquia São José Operário comemora as conquistas após as intervenções e reforça que toda a reforma foi financiada pelos paroquianos. “Nós somos uma Igreja que existe a mais de 5 décadas e ao longo dos anos foi aumentando o número de fiéis que participam das novenas de nossa Senhora. Fomos percebendo a necessidade de melhorar os espaços aos devotos. E agora atingimos essa meta. Estamos felizes por entregar para comunidade essa grande obra”explica.
A reforma começou em julho de 2014 e passado pouco mais de um ano tudo que foi arrecadado com a realização de campanhas e a renda dos festejos foi investido na obra. Climatizada e com nova estrutura de som, o complexo ganhou a capela do Santíssimo, banheiros e foi ampliada a loja com venda de produtos para devotos. Hoje a capacidade da Igreja é para cerca de 900 fiéis.
Com apresentação da Orquestra Sinfônica a programação segue e no domingo (23) pela manhã a comunidade realiza a abertura dos festejos com a segunda caminhada dos Devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O ponto de partida é o Parque Lagoas do Norte. As camisas para participar da caminhada estão sendo comercializadas na sede da paróquia no valor de R$20,00.
“A intenção é exatamente para que o fiel se sinta melhor acomodado. Uma Igreja climatizada ajuda muito. O espaço de oração precisa estar bem fisicamente” comemora o Padre Carlos Alberto.
Por Vera Alice Brandão