Com o tema “Servir é o Caminho”, a Caminhada da Fraternidade desse ano reuniu cerca de 70 mil pessoas. De acordo com a organização, a 20° edição consolidou o chamado da Igreja Católica para a comunidade em prol da fraternidade e solidariedade.
“É a resposta do nosso povo ao chamado. Não existe em Teresina uma instituição que tenha dito não ao nosso pedido de apoio. Em todos os lugares onde bati a porta, nunca ouvi um não”, pontuou o Padre Tony Batista, coordenador geral da caminhada.
A Caminhada da Fraternidade é um evento de cunho social, organizado pela Arquidiocese de Teresina e que arrecada recursos para a realização das atividades da Ação Social Arquidiocesana (ASA). A iniciativa beneficia trabalhos voltados para idosos necessitados, adultos em condições vulneráveis, crianças em situação de risco, portadores de hanseníase, soro positivos, entre outros projetos e instituições sociais que se mantêm graças a esta iniciativa como o Centro Maria Imaculada, Lar de Misericórdia, Projeto Canguru, Lar da Fraternidade, Centro Educacional Santo Antônio, Centro de atenção a pessoa idosa “Nossa Casa”.
E durante todos os anos, paralelo ao evento solidário a ASA homenageia os jornalistas que divulgam e fazem a promoção da caminhada. Uma premiação com a realização do Concurso de melhor reportagem da Caminhada da Fraternidade “Dom Avelar Brandão Vilela”.
“A premiação é uma maneira de reconhecer o trabalho formidável da classe jornalística que ajuda a dar visibilidade ao nosso trabalho. É um impulso louvável. Não chegaríamos a esse público de 70 mil pessoas e a essa arrecadação sem essa parceria com a imprensa” reforça Enildes Oliveira, coordenadora do Lar da Fraternidade.
Essa é a 13º edição do Concurso de Reportagem “Dom Avelar Brandão Vilela”, que contemplará a cobertura jornalística do evento nas categorias rádio, jornal, televisão, portal de noticias, revista e registro fotográfico. Serão conferidos 6 (seis) prêmios, cada um no valor de R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais). O edital com o regulamento do concurso de reportagem “Dom Avelar Brandão Vilela” está à disposição dos jornalistas no link www.arquidiocesedeteresina.org.br
Por Vera Alice Brandão