Dia 27 de setembro é o dia da caridade e dia de São Vicente de Paulo. Aqui em Teresina a data é comemorada por todos os vicentinos e para marcar as comemorações uma vasta programação está sendo organizada pela Sociedade São Vicente de Paulo.
A partir do dia 18 de setembro novenas serão realizadas em diversas Igrejas para lembrar São Vicente de Paulo. Na capela da Casa Frederico Ozanam, Instituição filantrópica mantida através de doações e administrada pelos vicentinos está prevista a realização de novenas e no dia 27 uma missa na Igreja Nossa Senhora das Dores, às 7:30h da manhã marca o dia do Santo.
De acordo com Luís Antônio que é presidente do Conselho central de Teresina e diretor da Casa Frederico Ozanam a programação contempla ainda a realização de um passeio ciclístico. O circuito terá como ponto de largada a Casa Frederico Ozanam com percurso por ruas do centro da cidade de Teresina e retorno para o abrigo.
“São Vicente é o santo da caridade, viveu no século 16 e inspirou a criação da Sociedade São Vicente de Paulo. É nosso padroeiro, exemplo de doação. Devemos ter como influência a sua história que é de desapego e símbolo de sacerdote fiel” explica Luís Antônio.
E para participar o convite dos vicentinos é estendido a toda a sociedade. Uma parceria com supermercadistas também vai poder ajudar a Casa Frederico Ozanam. Hoje no abrigo residem 40 idosos e 22 funcionários ajudam na administração do local. Para o funcionamento são necessários recursos que possam custear o abrigo. E a parceria vai viabilizar a doação de alimentos não perecíveis. “Para doar basta que ao realizar as compras em supermercados você informe a gerência que aquela compra deve ser direcionada a Casa Frederico Ozanam. A ação é do dia 20 a 27 de setembro” explica Luís Antônio.
*São Vicente de Paulo
São Vicente de Paulo, nasceu na Aquitânia (França) em 1581. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.
Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados e se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé.
A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou obras assistenciais. Fundou também a “Congregação da Missão” (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as “Filhas da Caridade” (irmãs vicentinas).
Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.
*Endereço da Casa Frederico Ozanam
Rua Des Pires de Castro, 2137 – Morro da Esperança, Teresina – PI, 64000-390
Telefone:(86) 3223-0018
Por Vera Alice Brandão