Foi realizada na manhã deste domingo (28) a sexta edição da Caminhada da Fazenda da Paz, instituição apoiada pela Arquidiocese de Teresina. Com o tema “Servir é Caminhar Juntos” a caminhada teve início na Avenida Frei Serafim e seguiu em direção à Câmara Municipal de Teresina onde aconteceu uma audiência pública com os vereadores de Teresina para debater o tema prevenção, tratamento e reinserção social de dependentes químicos.
Para o coordenador da Fazenda da Paz, Célio Barbosa, esse é um momento de cidadania e uma oportunidade de discutir questões sociais do Estado. “Essa é a sexta edição da nossa caminhada que acontece com o apoio de empresas e principalmente da população que atende ao nosso chamado em favor da vida.
Todos os anos, após a caminhada, é feito um projeto de Lei que beneficia tanto a prevenção como a reinserção social de dependentes químicos, a exemplo do Projeto de Lei que destina 3% das vagas nas empresas que recebem benefícios fiscais da prefeitura de Teresina para egressos de Comunidades Terapêuticas, desde que atendam a necessidade da empresa. Esperamos que em agosto, quando voltarem do recesso, os vereadores se sensibilizem e apresentem um novo projeto”, explica.
Ele relembrou ainda que a Fazenda da Paz foi a primeira comunidade terapêutica do Piauí e nasceu há 21 anos, graças a uma iniciativa do Padre Pedro Balzi (in memoriam) apoiado pelo arcebispo emérito de Teresina dom Miguel Fenelon Câmara.
A caminhada contou ainda com a presença do vigário geral da arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista, que parabenizou o evento, ressaltando que Teresina não deixa de abraçar iniciativas sérias, visando assim uma maneira de solucionar os problemas. “Esta caminhada é um sinal de que não aceitamos ser felizes sozinhos, que não podemos ser felizese se sabemos que a droga mata, destrói sobretudo a vida da nossa juventude por isso estamos aqui nesse ato cidadão de homens e mulheres de boa vontade”, enfatizou ele.
Por Cristiane Pinheiro