A tradicional procissão de Corpus Christi, realizada na última quinta-feira (04) em Teresina, reuniu cerca de 10 mil fiéis católicos. Após missa campal, celebrada pelo arcebispo dom Jacinto Brito na catedral metropolitana de Nossa Senhora das Dores, a multidão seguiu o Corpo de Cristo no ostensório pelas principais ruas do centro da capital do Piauí.
“Este é um momento de celebrar e mostrar para toda a sociedade o orgulho que temos de ser católicos e de seguir os ensinamentos de Jesus Cristo. Neste momento, também procuramos trabalhar conceitos importantes como a fraternidade”, explica o arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito.
A solenidade, que acontece sempre 60 dias após a Páscoa, foi instituída no século 13 pelo papa Urbano IV. Durante a festa são celebradas missas festivas. As ruas são enfeitadas para a passagem da procissão. Neste contexto, surge a tradição de confeccionar tapetes com materiais diversos para a passagem do Corpo de Cristo.
“Vim a primeira vez porque recebi um chamado divino. Senti meu coração tocado e nunca mais deixei de participar. Sempre que tiver condições estarei participando para justamente proclamar a todos o amor que sinto por Jesus Cristo”, revela a catequista Elizângela Maria da Cruz.
A procissão seguiu da praça Saraiva ao adro da Igreja de São Benedito. Lá, uma nova celebração foi realizada por dom Jacinto, emocionando ainda mais os fiéis.