Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho

Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho nasceu em Bacabal-MA no dia 16 de junho de 1947, filho de Pedro Brito e  Maria Inês Brito.

Foi ordenado padre em Bacabal no dia 15 de janeiro de 1972, foi ordenado bispo no dia 24 de maio de 1998 na cidade de Crateús. Tomou posse como sétimo Arcebispo de Teresina no dia 06 de maio de 2012.

Estudos:

Realizou seus primeiros anos de estudos no Grupo Escolar Osvaldo Aranha (1ª a 4ª séries) e no Colégio Nossa Senhora dos Anjos (5ª a 8ª séries), em Bacabal. Fez estudos secundários no Seminário Santo Antônio, em Campina Grande. Estudou Filosofia no Seminário Provincial de Fortaleza e no Seminário Regional do Nordeste, em Recife. Cursou Teologia no Seminário Regional do Nordeste, em Recife. Possui formação em psico-pedagogia.

Atividades:

Foi pároco na Paróquia de São Benedito em Pedreiras, no período de 1972 a 1994. Foi membro do Conselho Pastoral Diocesano (1972-1980); membro da Comissão Nacional do Clero (1980-1983); membro do Colégio de Consultores da Diocese (1984-1994); Vigário Geral da Diocese (1990-1995). Foi reitor do Seminário Interdiocesano de Santo Antônio, em São Luís (1995-1998), onde também ensinou a disciplina prática sacramental.

Episcopado:

Foi nomeado bispo de Crateús pelo Papa João Paulo II, em 18 de fevereiro de 1998. Recebeu a ordenação episcopal no dia 24 de maio de 1998, em Crateús, das mãos de Dom Antônio Batista Fragoso e de Dom Paulo Eduardo Andrade Ponte e Dom Pascásio Rettler, OFM. No dia 22 de fevereiro de 2012 o Papa Bento XVI o nomeou arcebispo de Teresina.

Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho foi o 2º bispo diocesano de Crateús, sucedendo a Dom Antônio Batista Fragoso . Foi o 7º arcebispo de Teresina, sucedendo a Dom Sérgio da Rocha.

Suas maiores preocupações:

Em comunhão com o Santa Padre, o Papa Francisco, que incentiva a Igreja em saída, Dom Jacinto criou 17 diaconias, 15 áreas pastorais e 12 paróquias, na busca por responder aos desafios da atualidade, ajudando aqueles que mais necessitam. Além disso,  ordenou 56 diáconos e 25 padres desenvolvendo um trabalho de referência na promoção vocacional na Igreja do Piauí. No âmbito litúrgico, reestruturou a Comissão Arquidiocesana de Liturgia e estabeleceu a distribuição da Sagrada Comunhão nas espécies do Pão e do Vinho.

Dom Jacinto também priorizou o resgate histórico da Arquidiocese de Teresina com a reestruturação do Setor de Arquivo, elaborou a Coleção Sucessores dos Apóstolos e organizou e disponibilizou o Guia Arquidiocesano. Outras importantes medidas promovidas durante seu episcopado foram a implantação do Tribunal Eclesiástico gratuito, facilitando o acesso dos fiéis à Justiça Canônica, além das criações do Setor Bíblico Arquidiocesano, Capela Universitária São Paulo VI, Associação Padre Pedro Balzi e, a implantação da Associação dos Médicos Católicos de Teresina.

Lema Episcopal: “Por Tua Palavra lançarei as redes”.