Uma verdadeira multidão de jovens respondeu ao chamando da Igreja Católica de Teresina e participou, no domingo, dia 23 de agosto deste ano, da terceira edição do Encontrão Vocacional. O evento foi realizado no ginásio Poliesportivo do Colégio das Irmãs aproveitando a oportunidade do mês vocacional para nossa Igreja.
“Esta foi a oportunidade perfeita para discutirmos as várias formas que Deus se manifesta em nossas vidas e, também, as formas como podemos nos dedicar à missão de servir à Igreja de Cristo. O Encontrão foi uma grande surpresa. Esperávamos cerca de 400 jovens. Com certeza apareceram mais de o dobro”, conta o padre Daniel Rodrigues, da Pastoral Vocacional Arquidiocesana.
O tema deste ano foi “Chamados a ser livres para amar e servir”. O Encontrão Vocacional foi uma realização dos Seminaristas da Arquidiocese de Teresina. O evento foi aberto ao público em geral e contou com a participação de vocacionados que deram depoimentos de como tem sido suas jornadas de fé. Importante mesmo é saber identificar o chamado de Deus.
“Senti minha vocação de leiga e assim contribuo com minha paróquia. Temos é que estar atentos a reconhecer os nossos chamados e, assim, ofertamos nossas vidas à missão que Deus nos propõe, quer seja como religioso ou como leigo no mundo”, conta a jornalista Mariane Aquino.
“O Encontrão é uma excelente oportunidade para que possamos discernir acerca do que sentimos em nossos corações. Hoje, posso dizer, que não sinto dúvidas em meu coração com relação aos chamados de Deus que sinto em minha vida”, revela o estudante Matheus Nunes.
O Encontrão Vocacional é realizado a cada ano sempre no mês vocacional, mas a Arquidiocese de Teresina promove encontros regulares para debater o tema. Sempre nos segundos e quartos sábados de cada mês, das 9h às 11h, são realizados encontros na Residência Episcopal, localizada na Avenida Frei Serafim, Centro de Teresina, próxima à Igreja de São Benedito.
“Basta aparece com o coração aberto para conversarmos. Lá, ajudamos aos jovens a ter um encontro mais íntimo com Deus e Jesus Cristo e assim poder dizer um sim, com mais segurança, ao chamado a servir”, defende padre Daniel.