Os dados são referentes ao mês de junho de 2015 e são bastante comemorados. No mês de junho de 2015, 23 pessoas foram retiradas da situação de mendicância em Teresina devido os trabalhos da Pastoral dos Moradores de Rua. A informação foi confirmada pelo diácono Marcos Vinícius, membro da Pastoral, em entrevista nesta segunda-feira (20) no programa O Povo de Deus é notícia.
“Em nosso trabalho, levamos uma palavra de conforto e de evangelização as pessoas que estão morando na rua. Além disso, entregamos alimentos, roupas e ofertamos a possibilidade de tratamento, já que parte considerável dos moradores de rua de Teresina estão envolvidos com dependência química”, explica o diácono Marcos Vinícius.
A Pastoral dos Moradores de Rua se reúne sempre a partir das 14h na capela do Hospital Getúlio Vargas, centro de Teresina. Após formação adequada, que indica como as pessoas alvo do trabalho da pastoral devem ser abordadas, os missionários ganham as ruas da capital do Piauí, tentando resgatar e levar uma palavra de consolo aos mais necessitados.
“Atualmente contamos com 10 voluntários na pastoral, mas é um trabalho muito difícil. As pessoas têm medo, e com razão. Mas nada pode ser maior do que o desejo de servir as Deus e de cumprir os ensinamentos de Jesus”, conta a membro da Pastoral, Patrícia Regina.
Antes de seguir para espaços de tratamento de dependência, os moradores de rua passam por uma casa de passagem. Lá, é ofertada estrutura para que seja cumprida a higiene básica, além de serviços como segunda via de documentos, necessários a internação. O trabalho da Pastoral dos Moradores de Rua é coordenado pelo padre João Paulo.
Programa
O programa O Povo de Deus é Notícia é exibido de segunda a sexta-feira, a partir das 12h35 na rádio Pioneira AM 1150.