Esse ano o evento acontece em outubro na cidade de Oeiras
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) e demais representantes da comissão arquidiocesana como CEbs, setor família, juventude e catequese promoveu na manhã de hoje, 22 de junho, mais um encontro para definir as ações a serem executadas durante a 13° romaria da terra e da água do Piauí.
A reunião para programação das ações que englobam os diretos dos povos e garantias de vida e paz projetou formas de mobilizar a arquidiocese para romaria que acontece na cidade de Oeiras, localizada a 227 km da capital Teresina. O evento que é aberto a todas as comunidades e ao público em geral será realizado nos dias 17 e 18 de outubro desse ano.
A intenção da comissão organizadora é mobilizar as pastorais e movimentos eclesiais, sociais e sindicais para a causa de promoção e defesa da vida. De acordo com a comissão, no último dia 09 de maio foranias de Teresina e zonas rurais estiveram reunidos para definir metas a serem implementadas no sentido de consolidar o evento junto a comunidade. Teve reunião também nas cidades de Água Branca e Valença onde a representante das comunidades eclesiais, Ana Café reforçou a importância do tema. “Nossa missão é alertar e incentivar os grupos e pastorais da Igreja para se envolverem com os temas de necessidades da sociedade atual como terra e água” disse a representante da CEBs.
Além de convocar o debate das questões que envolvem a terra a coordenadora da CPT da Arquidiocese Ana Lúcia, ressaltou que a romaria “além de celebrar a presença de Deus que caminha com seu povo em qualquer missão tem também o objetivo de denunciar a violação dos direitos dos bens naturais e dos povos. Além dessa meta o anúncio de experiências exitosas e das políticas públicas já conquistadas” finalizou.
E para mobilizar demais grupos alvos do encontro com uma roda de conversas o coordenador da catequese, Edmilson Alves, reforça o convite para o dia 25 de junho, quarta-feira, a partir das 18horas um encontro com cenário junino, no pátio do Centro Pastoral Paulo VI. “Convocamos todos os membros de pastorais sociais e movimentos aproveitando a festividade de São João para dialogarmos sobre a importância do tema junto a sociedade”.
Para mais informações: 2106-2150
Comissão Pastoral da Terra
A comissão teve início na década de 70 após um grupo de lavradores e lavradoras terem iniciado discussões sobre a realidade do campo. É um instrumento forte na luta junto ao homem e mulher do campo na conquista pela terra e das condições de desenvolvê-la para que se torne alternativa geradora de vida digna.