Missionários redentoristas de todo o mundo estão unidos com o propósito de reforçar ainda mais a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em 2016 a Congregação celebrará os 150 anos da entrega do ícone da Mãe do Perpétuo Socorro pelo Vaticano. Em 1866, o Papa Pio IX confiou aos redentoristas a missão de tornar o ícone conhecido no mundo inteiro. O mandato concedido pelo Pontífice será celebrado em junho de 2016 a partir de uma intensa programação, com o lema “Mãe do Perpétuo Socorro, Ícone do Amor!”
O Ícone do Perpétuo Socorro é umas das mais queridas imagens e mais conhecidas de Maria. Hoje, a devoção à novena – em igrejas e capelas, nas casas e hospitais, através da rádio e da televisão, e inclusive pela internet – nutre a fé e a oração de milhões de fiéis.
Em Teresina, os Redentoristas são responsáveis há mais de 50 anos por incentivar e divulgar esta devoção à Mãe do Perpétuo Socorro. Todas as terças-feiras cerca de 20 mil pessoas participam das tradicionais novenas na Igreja de São José Operário na Vila Operária, zona norte da capital.
Para celebrar o início das comemorações do Jubileu, os redentoristas de Teresina realizam no próximo dia 27 de junho, às 19h, no Centro de Formação Pastoral, grande novena Solene em Honra à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A data também marca as comemorações litúrgicas pelo dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
De acordo com o Superior Geral da Congregação do Santíssimo Redentor, padre Micheal Brehl, em carta à todos os membros da congregação, os redentoristas tem seguido as recomendações do Papa Pio IX. “De acordo com o que o Papa Pio IX nos exortou, os missionários redentoristas certamente ‘a fizeram conhecida no mundo inteiro’. Durante os últimos 150 anos, a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro acompanhou os missionários redentoristas em todos os lugares onde estivemos”, assinalou na carta.
Até junho de 2016 diversas ações e eventos serão realizados no sentido de divulgar e incentivar à devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Redentoristas estão presentes em todo o mundo
A Congregação do Santíssimo Redentor foi fundada em 09 de novembro de 1732, por Santo Afonso Maria de Ligório para anunciar o Evangelho às pessoas mais abandonadas na área espiritual através da profissão religiosa nos votos de castidade, obediência, pobreza e também perseverança. O redentoristas exercem seu ministério missionário como padres ou irmãos. em todo o mundo são mais de 5 mil redentoristas, que atuam em 80 países. No Brasil, cerca de 600 missionários estão organizados em 25 estados e no Distrito Federal, organizados em 5 Províncias (São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Goiás e Porto Alegre) e 4 Vice-Províncias (Manaus, Bahia, Fortaleza e Recife).
Em Teresina redentoristas vindos da Irlanda chegaram no ano de 1960 e desde então tem desenvolvido suas atividades no bairro Vila Operária além de participarem das ações da Vice-Província Redentorista de Fortaleza que recentemente iniciou sua atuação na Africa.
Por Hélio Sousa