A graduação é um momento muito esperado pelos residentes e por seus familiares
A Fazenda da Paz, apoiada pela Arquidiocese de Teresina, graduou mais oito residentes em tratamento da dependência química. A solenidade que celebra o término da primeira fase do tratamento aconteceu no domingo (17), na Comunidade Terra da Esperança e foi um momento de muita emoção marcado pela Santa Missa celebrada pelos Padres Antonio Barbosa e José, contando com a participação do Coordenador da Cedrogas – Coordenadoria de Enfrentamento as Drogas, Sâmio Falcão, residentes, familiares, colaboradores e amigos.
A graduação é um momento muito esperado pelos residentes e por seus familiares, no qual o residente após um ano de tratamento retorna para o convívio familiar e social. O coordenador Francisco Inácio disse que para cada um que faz família Fazenda da Paz é uma grande vitória e alerta que as famílias também devem ajudar o dependente químico. “O tratamento continua. É viver cada 24h sem o uso de drogas. A Família deve ser um apoio a este dependente químico, o que não quer dizer que ela deve fazer as suas vontades, mas, ajudar na disciplina que eles aprenderam aqui e proporcionar momentos de espiritualidade” explica.
O jovem Anderson Silva, 19 anos, disse que a graduação foi o grande primeiro passo da sua vida e espera alcançar muitos outros. “Na minha adicção (termo utilizado para referir-se ao consumo de drogas) nunca consegui concluir nada. Sempre começava e não terminava. Foi assim com os estudos ou com qualquer outra tarefa que eu tentava realizar. Mas, perseverei e cheguei até aqui e pretendo perseverar ainda mais na busca dos meus objetivos” disse.
A Fazenda da Paz é pioneira no estado do Piauí, e há 20 anos atua na prevenção, tratamento e reinserção de farmacodependentes e alcoólatras. O tratamento realizado pela instituição é gratuito, graças a convênios e doações.
Na oportunidade da visita dos familiares, os residentes aproveitaram para homenagear as mães com uma peça teatral e também com musica e depoimentos. José Almeida, um dos graduados disse nunca ter olhado para a mãe e dito eu te amo. “Não sei se pela o uso de drogas ou por que não tinha noção desse imenso amor, mas hoje eu reconheço tudo que ela tem feito por mim e posso dizer olhando nos seus olhos: Eu te amo” disse emocionando a todos.