No dia 14 de dezembro, durante Celebração Eucarística na Catedral de Nossa Senhora das Dores, o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, instituiu os ministérios de Leitorado e Acolitato a dez seminaristas, representando etapas fundamentais na caminhada vocacional desses jovens.
O arcebispo destacou que o momento representa a conclusão de uma etapa e o início de uma nova missão. “Ao mesmo tempo que eles concluem uma etapa da sua formação, recebem uma missão a ser exercida como ministério instituído na vida da Igreja. É uma conclusão e uma missão, como serviço ao povo de Deus”, afirma.
Os ministérios recebidos refletem o compromisso com a comunidade e o fortalecimento da missão evangelizadora da Igreja. O leitor é instituído no serviço da Mesa da Palavra, onde, de forma oficial, proclama as leituras das celebrações, exceto o Evangelho. A ele também é conferida a missão de organizar a catequese e orientar o povo e sua participação na Assembleia.
Para João Vitor Piancó, seminarista do 3º ano de Teologia, o momento representa um passo concreto rumo ao sacerdócio. “O Ministério do Leitorado é um serviço à Igreja. Seremos ainda mais homens da Palavra, anunciadores da Palavra de Deus, instruindo os fiéis e preparando-os para também serem anunciadores da Santa Palavra”, destacou.
O seminarista Erasmo Nery, que também cursa o 3º ano, reforçou a importância do serviço. “Assim como Dom Juarez nos entregou o plano pastoral, vemos nele a terra da Arquidiocese onde iremos semear a Palavra de Deus. O Ministério de Leitorado tem como base a Sagrada Escritura, e é a partir dela que transmitiremos os ensinamentos de Jesus Cristo ao povo de Deus”, disse.
O Ministério de Acolitato, por sua vez, confere aos seminaristas a missão de servir à Mesa da Eucaristia, auxiliando o diácono e o sacerdote na preparação das oferendas, que se transformarão no Corpo e Sangue de Cristo. Mateus Soares, estudante do 4º ano de Teologia, compartilhou sua emoção. “Sinto essa confirmação muito forte da minha vocação ao sacerdócio. Receber o Ministério de Acolitato é uma missão bonita, de auxiliar no altar e de acompanhar o diácono e o padre na preparação das oferendas”, pontuou.
Para o seminarista Eurípedes Neto, que também está cursando o 4º ano de Teologia, o recebimento do ministério do acolitato alegra e fortalece ainda mais a sua caminhada vocacional. “Isso me faz cada vez mais permanecer perseverante e firme na fé. Principalmente nós, que estamos a caminho dos sacerdotes, temos que ter uma fé madura para que possamos levar ao outro, ao povo de Deus, esta fé que cada vez mais é necessária para todos nós”, concluiu.
Receberam o Ministério do Leitorado os seminaristas Carlos Eduardo Guimarães da Silva, Erasmo Neri, Francisco Geraldo Lucas, Francisco Ramos de Souza Júnior, João Vitor Piancó e Samuel Matos. Já o Ministério do Acolitato foi conferido aos seminaristas André Henrique de Moraes do Nascimento, Cícero Henrique, Euripedes Neto e Mateus Soares.
Ao final da celebração, um momento especial de devoção emocionou os fiéis com a coroação da Mãe Rainha, organizada pelas crianças do movimento dedicado à Nossa Senhora. A cerimônia reforçou o espírito de fé e consagração à Virgem Maria, encerrando a celebração com grande fervor.
Com a instituição dos ministérios, os seminaristas deram um passo significativo em sua caminhada vocacional, reafirmando o compromisso de servir a Deus e ao próximo com amor, dedicação e fidelidade à missão da Igreja.