Na noite da última quarta-feira (23), a Praça da Igreja de São Cristóvão, no bairro Morada do Sol, foi palco da celebração dos 15 anos da Missa da Misericórdia, atraindo milhares de fiéis. Considerada uma das maiores expressões da fé cristã em Teresina, a celebração, idealizada pelo Padre Nilton Pereira, tem sido um marco de cura, libertação e profundas transformações espirituais ao longo dos anos.
Para o sacerdote, essa trajetória representa esperança e renovação espiritual. “Esses 15 anos foram um período de grandes transformações. As pessoas começaram a buscar sua salvação, colocando Deus no centro de suas vidas. O propósito da Missa da Misericórdia sempre foi esse: conduzir os fiéis a um encontro pessoal com Jesus. E ver isso se concretizar me enche de alegria e gratidão”, afirmou, emocionado.
A Missa da Misericórdia teve início na Igreja da Santíssima Trindade, no bairro Primavera, mas com o passar dos anos, sua popularidade cresceu de forma impressionante, atraindo fiéis de todos os cantos de Teresina. Atualmente, ela é realizada na Paróquia de São Cristóvão e, graças à transmissão pela internet, alcança fiéis de diversas partes do mundo.
Testemunhos de fé e superação
Ao longo desses 15 anos, a celebração foi marcada inúmeros testemunhos de fiéis que experimentaram a misericórdia divina. Padre Nilton compartilhou um desses relatos, que o emocionou profundamente: “Recentemente, uma jovem me disse que, há seis anos, tentava se aproximar de mim para agradecer pelas graças alcançadas em sua vida, mesmo sem nos conhecermos pessoalmente. Esse gesto me tocou de forma especial”, relatou.
Entre os fiéis que vivenciaram essa transformação, está Rogério Nunes, cuja história é de superação. Após a morte do sogro, sua esposa mergulhou em uma profunda depressão. “Começamos a frequentar a Missa da Misericórdia e, aos poucos, ela foi saindo daquela escuridão. Desde então, sempre que podemos, participamos. Mesmo morando longe, fazemos questão de vir. É uma grande missão da Igreja e da fé. Para uma missa se manter por 15 anos, é preciso muita fé”, destacou.
Participantes desde o início da jornada
Ana Maria, fiel desde o início da Missa da Misericórdia, também testemunhou a importância da celebração em sua vida. “Participar desses 15 anos é extremamente gratificante. Sinto uma alegria imensa em estar presente e experimentar a misericórdia de Deus. Para mim, que sou católica praticante, esse momento de entrega a Deus é um renovar espiritual”, disse.
Outro relato emocionante veio de Maria da Conceição, que, embora frequente a Paróquia de São Cristóvão, participou pela primeira vez da Missa da Misericórdia na celebração de seus 15 anos. “Sempre ouvi falar dos milagres e das graças alcançadas por quem participa. Quando o Padre Nilton começou a celebrar aqui, o bairro todo ficou muito feliz. Eu me sentia em dívida por nunca ter vindo, mas agora finalmente estou aqui!”, concluiu.
O ponto alto da noite foi o encerramento da celebração com um grande lucernário. Milhares de velas foram acesas pelos fiéis, iluminando a praça e criando um cenário de devoção e esperança, selando os 15 anos da Missa da Misericórdia.