“Maria, mestra da oração!”. À luz desse tema, a 18ª Festa da Mãe de Deus marcou o dia 12 de outubro na Arquidiocese de Teresina. A programação em honra a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, iniciou às 07h com a celebração eucarística presidida pelo arcebispo Dom Juarez Marques e concelebrada por sacerdotes e diáconos do clero arquidiocesano.
Logo após a procissão de entrada, as Irmãs da Congregação dos Pobres de Santa Catarina de Sena vestiram um novo manto em Nossa Senhora, renovando assim o gesto de devoção. O ponto alto da programação foi quando os fiéis saíram em procissão pelas ruas do centro da cidade, rumo à Catedral de Nossa Senhora das Dores, recitando o Santo Terço, animados pelo Ministério de Música da Comunidade Jardim de Nossa Senhora.
O coordenador da festa, padre Geneilson Bezerra, destacou a grande adesão dos fiéis, que participaram ativamente tanto da celebração quanto da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, realizada em diversas comunidades e escolas nos dias que antecederam o evento. “Foi uma celebração emocionante, com grande engajamento dos fiéis. Muitas pessoas se dedicaram para que tudo ocorresse da melhor maneira, e o resultado foi essa linda manifestação de fé e devoção”, comentou o sacerdote.
Dom Juarez Marques ressaltou a importância da Festa da Mãe de Deus no contexto do Ano da Oração, instituído pelo Papa Francisco em preparação para o Jubileu da Esperança que acontece em 2025. “Maria é nosso modelo de oração, uma mulher que soube escutar a Palavra de Deus e vivê-la com profundidade. Queremos aprender com ela a silenciar e a ouvir a voz de Cristo, para que também possamos nos tornar discípulos e orantes”, destacou o arcebispo. Ele ainda pediu a intercessão de Nossa Senhora para que guie os fiéis no caminho da salvação.
O coordenador arquidiocesano do Terço dos Homens, Vitor Lopes, relatou como foi a organização do evento e a recepção calorosa da imagem de Nossa Senhora nas comunidades. “Quando caminhamos com Nossa Senhora, as portas se abrem. Fomos recebidos com muita alegria, e é emocionante ver como as pessoas demonstram respeito e devoção à Mãe de Deus”, afirmou.
Testemunhos de fé e devoção
A Festa da Mãe de Deus também foi marcada por emocionantes relatos de devoção. Louise Mendes, compartilhou que foi motivada a participar do evento pela primeira vez para pagar uma promessa por sua saúde. “Há três anos luto contra uma doença sem diagnóstico. Sinto que Nossa Senhora tem me protegido e continuarei firme nessa jornada”, declarou.
E Maria da Anunciação veio da cidade de José de Freitas participar do momento. A devota relatou uma experiência de cura enquanto participava da Santa Missa na Catedral de Teresina. “Eu sofria com dores nas costas e, durante uma celebração com o Padre Lauro, pedi a cura. Quando ele colocou a mão na minha cabeça, senti que fui curada. Desde então, venho participando da Festa como forma de agradecimento”, concluiu emocionada.
A procissão da 18ª Festa da Mãe de Deus finalizou com a coroação de Nossa Senhora, conduzida pelas crianças da Infância e Adolescência Missionária (IAM), seguida da consagração e a benção final de Dom Juarez Marques. O momento foi de muita emoção para todos que estavam presentes. Essa devoção é um reflexo do amor que nos leva a Jesus e da confiança de um povo que tem na intercessão de Nossa Senhora, um sinal de acolhimento, cuidado e esperança para todos.