Na manhã do último domingo (12) milhares de fiéis se reuniram no Santuário Arquidiocesano da Santa Cruz dos Milagres para a grande Romaria do Encontro dos Santos. Em sua 33ª edição, o encontro deste ano teve como tema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33) reunindo romeiros de diversos municípios do estado do Piauí e de demais localidades do Nordeste, rendendo graças a Deus em manifestação de amor e fé, por intercessão dos santos.
Tradicionalmente realizado no segundo fim de semana do mês de novembro, a programação iniciou no sábado (11) com a celebração da Santa Missa várias vezes ao dia, oração do Santo Terço e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Já nas primeiras horas do domingo, unidos a Dom Juarez Marques e diversos padres e diáconos da Arquidiocese de Teresina, um verdadeiro mar de gente veio em caravanas trazendo seus padroeiros, para celebrar o dom da santidade derramado por Cristo sobre sua Igreja.
Dom Juarez Marques vivenciou sua primeira Romaria de Todos os Santos desde que assumiu a Arquidiocese de Teresina em fevereiro deste ano. Para ele, a experiência foi valiosa, já que o momento representa uma expressão de fé e de graça divina. “O povo vem manifestar a sua fé e o louvor a Deus, que nos chama para celebrar a sua santidade, como Ele mesmo nos diz: ‘Alegrai-vos e exultai, pois será grande a vossa recompensa do céu’”, ressaltou o arcebispo.
Segundo o padre Raniery Alencar, Reitor do Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres, a tradição do Encontro dos Santos começou no ano de 1990 com o intuito de unir as paróquias de São Félix do Piauí. Depois de algum tempo, o evento alcançou grandes proporções recebendo fiéis de diversas regiões.
Ele ainda destacou que o tema foi escolhido em consonância com o Ano Vocacional, já que a vocação à santidade é comum a todos os cristãos batizados. “Este tema foi escolhido pois nos convida a caminhar junto a Jesus, trazendo mais pessoas para o caminho e para a nossa festa”, explicou.
O prefeito do município de Santa Cruz dos Milagres, Wilney Rodrigues, destacou que todos os anos a cidade se prepara tentando melhorar sua infraestrutura para receber os romeiros que vão participar do evento. “Nós tentamos nos preparar da melhor forma para receber o público que vem expressar a sua fé aqui no nosso Santuário. Nós fechamos parcerias com a Polícia Militar para manter a segurança do evento, além de melhorar a infraestrutura de nossa cidade ofertando serviços básicos a toda população”, destacou.
Romeiros externam graças e devoção
Dona Socorro Martins veio de São João da Serra e afirmou estar muito feliz em poder participar da romaria. Ela também aproveitou para afirmar que a sua devoção pela Santa Cruz é tão forte, que a cada dois meses viaja até o Santuário para expressar a sua gratidão por todas as graças alcançadas em sua vida.
“Eu ainda não vim a pé ao Santuário, mas sempre que posso estou aqui expressando a minha gratidão e devoção aos santos que Deus nos deixou como exemplo de graça e missão”, disse a aposentada.
Já Antônio Neto relatou que todos os anos é responsável por organizar uma caravana de romeiros do município de Lagoa do Piauí para prestigiar o Encontro dos Santos. “Nós nos organizamos todos os anos e trazemos São José que é nosso padroeiro para percorrer as ruas de Santa Cruz. Nós estamos vivendo em um mundo em que precisamos de muita oração, e essas pessoas vem aqui buscar a esperança e a força de vida em nosso Pai eterno”, finalizou.