O Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, conduziu na noite dessa sexta-feira (25) o Ato de consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, em solenidade na Igreja Nossa Senhora de Fátima, Forania Leste da capital. O gesto de entrega demonstrou a unidade da Igreja de Teresina com o Papa Francisco e com as igrejas do mundo inteiro, que elevaram suas preces pela paz e pelo fim da guerra.
O Ato de Consagração é um momento histórico e ressoa um pedido feito por Nossa Senhora, em julho de 1917, aos Pastorinhos de Fátima, afirmando que se esse pedido não fosse atendido, a Rússia espalharia seus erros pelo mundo, promoveria guerras, destruição de nações e perseguições à Igreja.
“O Santo Padre convidou bispos e sacerdotes do mundo inteiro a realizarem com suas comunidades essa consagração. Esperamos que a paz volte a reinar no mundo, porque em Fátima, as grandes manifestações foram justamente em favor da paz no mundo”, explicou Dom Jacinto Brito.
A comunidade de fé esteve presente nesse momento único, porque o caminho para a salvação do mundo deve ser percorrido em unidade. De acordo com a comerciante Sônia Carvalho, todas as pessoas devem se unir para pedir a Deus a salvação.
“Mais cedo o Papa Francisco falou da importância de consagrar o mundo, principalmente a Rússia e a Ucrânia à Nossa Senhora de Fátima. E agora, nós, católicos, estamos nesse momento sendo consagrados ao coração D’ela. Maria é aquela que nos acolhe. Me traz um sentimento de gratidão poder participar deste momento”, explicou.