Neste domingo (30), a Arquidiocese de Teresina instalou a Diaconia Territorial São Lourenço, no residencial Eduardo Costa, na zona Sul da capital. A celebração foi presidida por Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina, e contou com a presença dos fiéis e de representantes do clero arquidiocesano.
Conforme Dom Jacinto Brito, agora, as seis comunidades que foram desmembradas de paróquias da Forania Sul II terão uma assistência mais frequente, tanto nas celebrações quanto na administração dos Sacramentos e na animação da vida pastoral.
“Estamos dando mais um passo em direção à periferia da nossa cidade. Percebemos que pela extensão da área e pela população numerosa que a Igreja não estava realizando um atendimento como deveria e, por isso, criamos essa Diaconia Territorial abrangendo esse setor. A Diaconia funciona como uma comunidade autônoma e é uma forma própria da Igreja se organizar e nada perde em relação a uma paróquia”, disse o arcebispo.
Durante a celebração, foram apresentados o diácono Carlos Alberto (Carlão), que será o administrador responsável, e o diácono José Enéas, que vai auxiliá-lo nessa missão após ser ordenado padre. “Hoje estamos celebrando com alegria a criação da diaconia que tem como padroeiro São Lourenço, o patrono dos diáconos. É um dia ímpar e nosso coração explode de alegria. Espero corresponder tudo aquilo que foi pedido pelo meu bispo, que é dar carinho para o povo, ter paciência e ir até onde o Espírito Santo me permitir ir”, relatou o diácono Carlão.
Ivanete Barbosa integra a Comunidade Santa Luzia desde o ano de 2014. Para ela, que ajudou a iniciar a comunidade, a data se torna especial por ser um momento para agradecer pelo crescimento de uma Obra de Deus. “É Deus quem faz acontecer e aumenta os frutos que são colocados desde o início. Essas pessoas aqui reunidas são frutos desse trabalho de evangelização e isso alegra nossos corações”, relatou.
Ao final da cerimônia, o Decreto de Criação foi colocado pelo diácono Carlão junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Comunidades que integram a Diaconia São Lourenço
A Diaconia Territorial é uma porção do Povo de Deus que se reúne, como nas paróquias e áreas pastorais, mas que são coordenadas por um diácono e assistida por um padre que celebra a missa e administra os sacramentos.
A Diaconia Territorial Diácono São Lourenço abrange as seguintes comunidades: Santa Luzia, do Residencial Eduardo Costa; Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças, Teresina Sul; São Francisco de Assis, do Residencial Bosque Sul; Nossa Senhora Rainha da Paz, Povoado Chapadinha; Santo Antônio, Povoados Cebola e Serafim; São Raimundo Nonato, Assentamento 17 de Abril e Assentamento 08 de Março.