No dia 09 de outubro o Papa Francisco abriu a primeira fase do processo de escuta do povo de Deus, marcando o início da preparação para a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em 2023. Na Arquidiocese de Teresina a abertura da fase diocesana acontecerá neste domingo, dia 21 de novembro, data em que também é celebrado o domingo de Cristo Rei. Dom Jacinto Brito presidirá santa missa a partir das 19h na igreja matriz de Cristo Rei, localizada na forania Sul I.
Com o tema geral “Por uma Igreja sinodal, comunhão, participação e missão”, esta é a primeira vez na história da Igreja Católica que um Sínodo começa pelas bases, sendo realizado nas dioceses entre 2021 e 2022, em nível continental ao final de 2022 e em âmbito universal, em outubro de 2023, na cidade de Roma. De acordo com o arcebispo de Teresina, orar pelo êxito do Sínodo é importante, pois representa o Espírito que opera a unidade na diversidade e dá à Igreja a força missionária da fé.
“Convido e convoco a todos os irmãos e irmãs de nossa Arquidiocese a se engajarem nesse processo sinodal, fazendo acontecer a comunhão e levando a nossa voz a ser ouvida entre outras vozes da Igreja reunida”, disse Dom Jacinto Brito.
A palavra Sínodo vem do grego e significa “fazer juntos o caminho” ou “caminhar juntos”. Ainda de acordo com Dom Jacinto Brito, esta solenidade é uma oportunidade para realçar a pessoa de Jesus como Senhor da história, da Igreja e do universo. “Instâncias diferenciadas se engajam nesse “mutirão” de ideias e encaminhamentos. Que ninguém se abstenha de dar a sua contribuição. Queremos fazer esse caminho juntos. Esse exercício é penoso, porém maravilhoso”, finalizou.