Nesta quinta-feira (9), Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina, presidirá a celebração eucarística que faz parte da programação de abertura do Congresso Mariápolis, organizado pelo Movimento dos Focolares, que vai acontecer nos dias 10,11 e 12 de setembro. A missa acontecerá às 19h na capela Nossa Senhora das Graças, localizada na Residência Episcopal.
A celebração terá público restrito à apenas 20 pessoas que fazem parte do movimento. Para os fiéis que desejarem acompanhar a missa, o canal oficial da Arquidiocese de Teresina, no Youtube, realizará uma transmissão ao vivo.
Conforme Socorro Solano, membro do Movimento dos Focolares, a ocasião vai ser uma oportunidade de agradecer a Deus e pedir para abençoar os três dias em que o evento vai ser realizado. “Costumamos realizar celebrações às vésperas de uma grande programação nossa. Nesse caso, receber a bênção do nosso arcebispo é de muita importância”, disse.
O Congresso
Mariápolis ou Cidade de Maria é o nome do Congresso Internacional do Movimento dos Focolares que acontece desde o surgimento do movimento. Na época, os fiéis iam para passar as férias em montanhas e, nesses momentos, dialogavam e trocavam experiências. A prática se espalhou por vários continentes e, atualmente, acontece em escala regional. Nos estados do Piauí, Maranhão, Ceará e parte do Rio Grande do Norte o evento vai contar com a presença de mais de 600 pessoas que buscam refletir e vivenciar o Evangelho.
Ainda conforme Socorro Solano, o encontro é uma oportunidade de viver o amor fraterno sob a luz da Palavra. “Apesar das diversidades, nós, enquanto cristãos, podemos viver unidos, e nesse congresso somos chamados a dar esse testemunho. Por causa da pandemia, esse evento vai ser realizado virtualmente. Procuramos viver o amor fraterno e, para mim que já participei de várias Mariápolis, posso dizer que é um sopro de esperança para quem busca alcançar um mundo mais unido”, relatou.