Dom Jacinto Brito concedeu, na manhã desta sexta-feira (20), novas orientações ao clero da Arquidiocese de Teresina, como medida preventiva de combate ao Coronavírus.
Segundo as recomendações, além de reforçar os encaminhamentos da primeira nota oficial divulgada na última terça-feira (17) sobre as medidas emergenciais durante esse período de isolamento em decorrência da propagação da Covid- 19, outros pontos foram acrescentados. A partir de agora, às igrejas permanecerão abertas para as orações individuais dos fiéis. As missas, de acordo com cada paróquia, serão transmitidas pelas redes sociais das comunidades com o objetivo de incentivar que os fiéis permaneçam em casa;
Foi sugerido que as celebrações de sacramentos como casamento, batizado e crisma sejam remarcadas;
Na ocasião, o Arcebispo pediu ainda aos padres e diáconos, que incentivem as famílias a permanecerem em casa, rezando em família a oração do santo terço, assim como a oração recomendada pelo papa Francisco.
A sede administrativa da Arquidiocese não vai funcionar a partir de segunda-feira (23), assim como as secretarias paroquiais que também devem permanecer fechadas.
A programação da Semana Santa vai sofrer grandes alterações, pois estão canceladas as procissões, retiros, mutirões de confissão e via sacras.
Para o padre Isaias Pereira, referencial do Setor de Comunicação da Arquidiocese, todos os fiéis continuam unidos em oração e todos os padres permanecem rezando em unidade com a Igreja. “A Igreja não é só o templo, somos todos nós juntos que formamos o Corpo de Cristo. A Igreja permanece firme porque nós continuamos unidos”, pontuou o sacerdote.