“Do coração do Piauí ao coração da Amazônia”, este é o projeto em que os seminaristas da Arquidiocese de Teresina estão realizando durante este mês de janeiro. Um grupo formado por 14 seminaristas e 2 formadores viajaram no dia 06 de janeiro até a diocese de Parintins, no estado do Amazonas, região norte do Brasil, para a realização de missões. O projeto faz parte das ações do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), do Regional Nordeste IV.
Essa é a terceira vez que os seminaristas participam desse tipo de “intercâmbio”, que tem como principal objetivo, despertar o espírito missionário nos futuros padres, além de proporcionar uma experiência de doação em prol do serviço de evangelização. Durante a missão, o grupo vai visitar comunidades ribeirinhas, indígenas, invasões e conhecer de perto a realidade amazônica.
“Nós devemos entender que a nossa vida é missão, de modo particular, nós vivenciamos o mês missionário extraordinário, onde refletimos que todos nós cristãos somos missionários e o COMISE quer desta forma, animar os seminaristas, confrontando-nos com a realidade amazônica, a partir das realidades social, religiosa e cultural. E a partir disso, motivá-los também a uma experiencia ‘ad gentes’, uma experiência de saída, de despojamento”, ressalta o seminarista Bernardo Afonso, que está vivenciando essa experiência missionária no Amazonas.
A missão segue até o dia 27 de janeiro, quando os seminaristas retornam para Teresina.