No final do mês de dezembro de 2019, os seminaristas David Henrique Lopes e Antônio Diego Silva foram ordenados diáconos pela imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito. A solenidade de ordenação diaconal foi realizada dia 21 na Catedral de Nossa Senhora das Dores, e contou com a presença de representantes do Clero arquidiocesano, familiares e amigos dos seminaristas.
Antônio Diego é natural de Valença (PI) e foi nesta cidade que ele deu início a sua caminhada cristã, na paróquia Nossa Senhora do Ó e Conceição. Após um período servindo na comunidade, especialmente nas celebrações dominicais, Antônio se sentiu chamado por Deus para doar-se totalmente aos serviços sagrados. Seguindo um período de acompanhamento vocacional, ele entrou no Seminário Propedêutico – “Casa Divino Mestre” e em fevereiro de 2013 seguiu para o Seminário de Filosofia “Dom Edilberto Dinkelborg”, onde após três anos, concluiu o curso de filosofia e em 2016 ingressou no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus para os estudos de teologia.
Em junho de 2017 foi admitido as ordens sacras e no final do mesmo ano recebeu o ministério do leitorado. Em 2018 recebeu o ministério de acólito e no final de dezembro, concluiu o curso de Teologia, encerrando os estudos no seminário. “É mais uma etapa que é cumprida nessa caminhada que eu escolhi pra minha vida. Eu me preparo há oito anos, com trabalho, estudo e oração e quando chega esse momento é um motivo de alegria e gratidão. Claro que é só uma etapa para chegar ao sacerdócio, mas é o sacramento da Ordem e também é um momento de se dedicar e doar-se totalmente à Deus” ressalta o novo diácono.
Já o seminarista David Henrique começou a sua caminhada na Paróquia São Paulo, forania Norte II em Teresina. A partir do seu engajamento no grupo de acólitos, o jovem foi despertando para o chamado de Deus para servir em algo ainda maior. David falou com o seu pároco buscando saber mais sobre o seminário e sobre a vida de um padre e assim deu início a sua caminhada rumo ao sacerdócio, primeiro passando pelo acompanhamento vocacional e no ano de 2011 ele entrou no seminário propedêutico. Em 2012 deu início ao curso de filosofia e em 2015 iniciou teologia, onde viveu intensas experiências na vida espiritual e na vida em comunidade.
“É algo que eu esperei bastante durante oito anos e ser ordenado diácono na igreja Catedral, é um motivo de grande felicidade. Juntamente com a graça de Deus pude chegar até aqui, por que não é tão fácil. É necessário determinação, estudo e espiritualidade, por isso chegar aqui é uma vitória”, afirma o diácono David Henrique.
Agora os novos diáconos comemoram mais um passo dado rumo à ordenação presbiteral.