A Igreja Católica é, por natureza, missionária, com vocação e identidade voltadas para evangelizar, anunciar Cristo ao mundo. No mês de outubro, os cristãos são convidados a intensificar essa missão através do mês missionário, que para 2019 o Papa Francisco convocou ao Extraordinário, em comemoração aos 100 anos da carta apostólica do papa Bento XV.
“É extraordinário porque o mundo todo vai vivenciar a mesma temática e somos convocados para assumirmos o nosso compromisso batismal para viver a missão de Deus na nossa vida. Sempre perguntamos quais são os planos de Deus para nossa vida, porém, o plano maior é esse: Sermos anunciadores do seu reino”, explica José Lopes, vice coordenador do Conselho Missionário Diocesano (Comidi).
O tema para esse momento proposto pelo Vaticano é “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão pelo mundo”, destacando o compromisso missionário dado a partir do Batismo. “Podemos ser missionários em todas as situações de nossa vida: como pai, mãe, filhos e amigos, através do nosso compromisso recebido a partir do batismo. É caminho de uma conversão pastoral e missionária, o aprofundamento do estado permanente de missão para uma igreja em saída”, reitera Lopes.
Mês extraordinário missionário na Arquidiocese de Teresina
No mês de outubro, as paróquias da Arquidiocese de Teresina, estão se organizando para vivenciar as visitas missionárias, onde será apresentada e intensificada a intenção do Papa Francisco para o Mês Missionário Extraordinário, incluindo vigílias missionárias, novenas missionárias e peregrinação da cruz missionária, que terá início esse final de semana na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, bairro Vermelha.
Para as novenas e vigílias, o COMIDI disponibilizou um subsídio em formato de cartilha, que, de acordo com a comissão, já estão esgotadas. “Todos os 5mil livros já foram adquiridos, mas sugerimos que os interessados utilizem o formado digital disponível também no site da Arquidiocese (clique aqui)”, orienta o vice coordenador.
A culminância do mês missionário extraordinário será com a visita pastoral missionária de Dom Jacinto na Diaconia São Francisco de Assis no bairro Angelim nos dias de 24 à 27 de outubro.
Link com a cartilha disponível aqui.