Com exceção da sexta-feira santa e sábado santo, a Eucaristia é celebrada diariamente pela Igreja Católica. No entanto, tal como amamos nossa mãe diariamente e reservamos um dia especial do ano para ela, a Igreja dedica a quinta-feira santa à Eucaristia, e desdobra esse louvor e gratidão na quinta-feira após a celebração de Pentecostes, como um dia especial.
“Além da celebração eucarística, temos o culto eucarístico fora missa, onde tendo celebrado o mistério do corpo e sangue de Jesus através da missa, levamos pelas ruas esse mistério, proclamando nossa fé nesse mistério, da presença real do senhor no pão e no vinho consagrados a partir da eucaristia, e convidamos a todos a se unir a nós nesse louvor”, explica Dom Jacinto Brito, Arcebispo de Teresina.
Em 2019, a festa de Corpus Christi reuniu centenas de fiéis na igreja catedral da cidade. Os tradicionais tapetes que servem de passarela para o corpo eucarístico de Jesus passar, começaram ser confeccionados nas primeiras horas da manhã do dia 20 de junho. Sob a coordenação de Célia Moares, membros do ECC, Pastoral Familiar, EJC, Shalom, alunos do Colégio Diocesano e Legião de Maria, fiéis das paróquias da Arquidiocese montaram o tapete na passarela da Catedral.
“Eu pensei que esse ano não seria tão lindo, não tínhamos tantos recursos e mão de obra suficientes, mas quando eu menos esperei, Deus, em sua infinita bondade e misericórdia fez acontecer. O tapete foi lindamente confeccionado e antes do tempo previsto para concentração, mais pessoas chegaram para ajudar, foi maravilhoso, inexplicável” declara Carla Riedel, da comissão de organização da festa de Corpus Crhisti na catedral de Teresina.
A festa teve início às 16 horas com celebração da santa missa. Durante a homilia, Dom Jacinto Brito destacou a presença dos fiéis, representando toda a comunidade católica da Arquidiocese de Teresina, citando também a participação de padres e diáconos na celebração.
Após a missa, o corpo eucarístico de Jesus seguiu por algumas ruas do centro da cidade sobre aplausos e aclamações das pessoas que entoavam: “Vinde e vede, vinde! Ele está no meio de nós“!
A eucaristia é um mistério de fé celebrado pelos católicos. O pão em formato de hóstia e o vinho que representa o sangue de Cristo são o alimento da alma que todo cristão apto a receber deve ser alimentar. O alimento é oferecido por padre, diáconos e Ministros Extraordinários da Eucaristia (MECE), formado por leigos e leigas que atendem ao chamado de servir nessa função.
“Eu nunca me arrependi de atender a esse chamado. Levo o corpo e sangue de Jesus às pessoas que não podem participar das missas in loco, como os idosos e enfermos. Levamos o Evangelho, a Palavra de Jesus, e a gente é que se sente bem nessa missão que não é restrita ao serviço do altar”, comenta a Iracilda Araújo, ministra da eucaristia há doze anos.
A procissão finalizou no adro da igreja de São Benedito. “A celebração e procissão foram belíssimas, quando vi o mar de gente lá do Adro da São Benedito, não pude me conter, me derramei em lágrimas diante do Santíssimo, tamanha emoção”, pontua Carla.
No Adro da Igreja São Benedito, os participantes celebraram Aquele que é digno de toda honra e toda glória: Jesus Cristo!
Por Flalrreta Alves