Celebrar solenemente o mistério da Eucaristia é o objetivo da Festa de Corpus Christi, que a Igreja Católica se prepara para festejar no próximo dia 26 de maio. Em Teresina, a programação em nível arquidiocesano será na Igreja Mãe, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, com concentração às 15h e a missa inicia às 16h. Após a santa missa, os fiéis seguem em procissão até a Igreja de São Benedito.
O ministro da eucaristia Fernando Alencar integra a equipe de infra-estrutura da celebração que este ano tem em todas as paróquias da forania centro a responsabilidade de organização da festa. “Este ano dom Jacinto quis que toda a forania Centro (Igreja de São Benedito, Igreja de Nossa Senhora do Amparo e Catedral) estivesse envolvida na realização desta solenidade, que já está sendo organizada com muito carinho e dedicação de todos”, relata Fernando.
Para a solenidade toda uma estrutura está sendo pensada. O paroquiano explica que cinco mil cadeiras e banheiros químicos serão disponibilizados para os fiéis que acompanharão a celebração tão importante para a Igreja.
A solene festa de Corpus Cristhi é marcada pela presença bela dos tapetes confeccionados na Praça Saraiva, que recebe a passagem do Santíssimo Sacramento carregado pelo arcebispo de Teresina, dom Jacinto Brito. A cada ano, a organização recebe doação dos materiais e com alegria e dedicação confeccionam os tapetes com gravuras que simbolizam de forma especial à fé católica, é o que descreve o coroinha Matheus Nunes, que integra a equipe de confecção dos tapetes.
“Os tapetes são simbólicos. É uma tradição de homenagear o Rei que vai passar por nós. No episódio que Jesus entra em Jerusalém as crianças o aclamam com tapetes. E assim, o bispo levando o Santíssimo Sacramento, é algo que nos faz termos ainda mais dedicação e entrega em busca do nosso melhor na confecção dos tapetes, onde Jesus vai passar abençoando os teresinenses”, menciona o jovem coroinha.
Este é o único dia em que Jesus sai às ruas de Teresina abençoando e fortalecendo a fé dos que creem na beleza da Eucaristia. A celebração acontece em uma quinta-feira como uma forma de lembrar também o dia da instituição da Eucaristia. Fernando, sendo ministro extraordinário da comunhão, reforça que o dia não é apenas um feriado, mas um dia especial para os que creem no milagre da transubstanciação do pão e do vinho.
“Crendo na presença de Jesus na Eucaristia é uma imensa alegria ver que muitos têm este sentimento. É o único momento que Ele sai às ruas das cidades. Ver tudo isso na fé das pessoas, é maravilhoso. A resposta, diante da missão de organizar, é extremamente satisfatória. Então, fica o convite para todos que creem nesta presença viva na Eucaristia, de modo que o dia não é apenas um feriado, é um dia santificado”, observa.
Confecção dos Tapetes
A equipe que confecciona os tapetes informa que já está recebendo as doações dos materiais utilizados em todos os anos. Segundo Matheus, os materiais: serragem, borra de café, areia, tinta xadrez, TNT, EVA, giz, folhas, pedras, eixos e outros, podem ser entregues na secretaria da Catedral de Nossa Senhora das Dores.
Os desenhos nos tapetes são feitos por um batalhão de voluntários que inicia esta confecção às 7h, no dia Corpus Christi. “Chegamos a pensar que não dará tempo, mas sempre vem a esperança que tudo sairá conforme Deus quer. No final, é só alegria ver a beleza dos tapetes onde Jesus passará. É uma recompensa que não é humana, mas sim, vêm dos céus”, conclui o coroinha.
Para doação dos materiais e informações para colaboração na confecção dos tapetes, os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (086) 3222-2584.