Jesus ressuscitou do mundo dos mortos e levantou-se no terceiro dia para proclamar a Boa Nova, a salvação dos homens. São as primícias de um mundo novo. Em Teresina, esse espírito de esperança leva milhares de pessoas para as ruas da capital. Um batalhão formado por filhos de Deus se reúnem para louvar o Cristo Ressuscitado.
É Páscoa e a Arquidiocese de Teresina promove a II Edição do ‘Teresina! Ressuscita com Cristo’. Momento grandioso da nossa igreja e prova da fé dos fiéis católicos que creem na salvação e na remissão dos pecados.
O Ato de fé demonstra toda a crença de voltar-se para Deus. A busca pelo fortalecimento espiritual motiva milhares de servos do Senhor como Dona Vera Lúcia Brandão que no domingo de páscoa escolheu seguir os passos de Jesus e participar da procissão que teve início no Parque Potycabana.
“Jesus Cristo renasce e traz consigo a luz permitida por Deus. Enfim, é momento de voltar-se para Deus. Celebrar com dignidade e atitudes renovadas. Venho para participar como um gesto de me permitir ser uma cristã cada vez mais fiel à minha Igreja” emociona-se a funcionária pública.
Todo o clero reunido. Diáconos, religiosos, seminaristas, líderes leigos e o nosso Arcebispo Dom Jacinto deram as boas vindas e assim teve início a benção das velas. Com cânticos e louvores o público católico que chegava a cada momento era recebido com a alegria do ressuscitado.
Tempo pascal que motiva e gera surpresa na jovem estudante Letícia Lima. “Essa é a primeira vez que participo. Uma surpresa! A animação é contagiante. Muito legal vivenciar esse momento” ressalta.
Após a benção das velas a procissão segue. O mar de gente toma conta das ruas da Capital. Ao longo do percurso louvores e toda a descontração que compõem o repertório do Padre Jardel e da banda +Fides. Seja no trio ou no chão o cântico de louvor renova a fé “Cristo ressuscitou aleluia, venceu a morte com amor” entoa a multidão.
Ao final do percurso, já chegando ao destino final que é a ponte Estaiada, a alegria pascal suprime as expressões felizes dos fiéis. A missa tem início e Dom Jacinto conduz o momento de encontro com a Eucaristia. E após a celebração mais importante de todo o ano litúrgico fica o sentimento de agradecimento e nosso arcebispo fala com o coração.
“Superou e veio para ficar. A páscoa é permanente, nós sabemos. E eu agradeço de todo o coração aos colaboradores, aqueles que fizeram a sua oferta, os patrocinadores. Um trabalho amoroso e valioso. Isso faz com que a festa seja cristã. A Alegria pascal se torna ainda mais verdadeira quando constatamos que contribuímos cada qual com sua parte para proclamar a vitória do Cristo Ressuscitado. O amor d’ Ele nos contagiou e nos envolveu em um mutirão de fé e comunhão arquidiocesana” finaliza.
Ele nos abre as portas da vida eterna, seu triunfo sobre a morte é a vitória definitiva sobre o pecado!
Por Vera Alice Brandão