Segundo o Novo Testamento da Bíblia, São José foi o esposo de Maria e pai de Jesus. É considerado o padroeiro universal das Igrejas Ortodoxa, Anglicana e Católica. É também o padroeiro dos trabalhadores. E como foi um homem sincero e fiel com a sua esposa e dedicou-se de forma paternal a Jesus, é venerado por ser o “Padroeiro das Famílias”. Aqui em Teresina o bairro Costa Rica também o tem como padroeiro e realiza no período de 10 a 19 de março os tradicionais festejos da comunidade.
Inspirados pelo Jubileu da Misericórdia o tema do momento festivo e de oração também será de promoção junto aos fiéis sobre a importância de se praticar a misericórdia divina. Com o lema: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” e tema: “São José e a misericórdia”, o pároco da paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz, Toinho Barbosa evidencia que a intenção maior é tornar os festejos um espaço de evangelização e de intimidade com Deus. “Vamos reunir e animar na fé. E além de favorecer o momento de confraternização entre os participantes queremos que esse encontro seja de muita oração e que os participantes possam experimentar de uma fé baseada na misericórdia de Deus”, reforça.
A programação dos Festejos segue até o dia 19, dia de São José. Nessa data, a partir das 18h, haverá concentração na Igreja de São José que fica localizada na Rua Santa Maria Gorete, no bairro Costa Rica. “Pastorais, movimentos, grupos e o povo de Deus marcará presença para louvar São José. A procissão seguirá pelas ruas do bairro e ao chegar à Igreja celebraremos missa com participação do diácono Epifânio Barbosa”, explica padre Toinho.
Durante os festejos serão realizados também leilões com o objetivo de arrecadar fundos financeiros para as despesas da ação evangelizadora e missionária da Igreja.
Por Vera Alice Brandão