A Igreja de São Vicente de Paulo, localizada na cidade de Novo Oriente, há 240 km de Teresina, foi interditada em agosto do ano passado. Após passar por vistoria de técnicos da Arquidiocese de Teresina o prédio foi demolido e a constatação final é que uma peste de formigas teria motivado o comprometimento das instalações que foram tomadas por rachaduras. A decisão foi então por demolir o prédio e iniciar a construção de novas instalações com mais segurança e conforto para os fiéis da cidade. Mas para concretizar esse sonho que teve inicio em setembro do ano passado é necessária a ajuda de todos.
Ajuda que o pároco da Igreja, padre Veras está solicitando de todos os fiéis católicos. As obras do novo prédio estão com o cronograma atrasado por falta de recursos financeiros. “Estamos realizando ações das mais diversas como bingos, leilões e rifas. Agora mais recente organizamos o Carnaval do Senhor, mas o que foi arrecadado é pouco perto do que precisamos. É muito caro construir concluir um projeto que prevê instalações para abrigar cerca de 500 fiéis sentados. Mas não iremos desistir! São Vicente de Paulo nos inspira com seu exemplo de dedicação aos maios pobres. Todos devem conhecer os relatos da história desse ícone da nossa Igreja que pedia esmolas aos mais necessitados e certo dia ao estender as mãos foi humilhado e cuspido por alguém. De forma sábia e soberana se voltou àquele que o agrediu e disse que o cuspe seria para ele. Novamente São Vicente de Paulo não se intimidou e pela segunda vez estendeu as mãos e disse que agora queria a esmola dos pobres”, relembra.
Hoje a cidade de Novo Oriente, ao sul do estado está sem seu principal prédio. Os fiéis da paróquia estão assistindo as missas e celebrações no Salão Paroquial da Igreja que foi demolida. “Sem conforto e com assentos insuficientes para abrigar todos os fiéis que mesmo diante das deficiências comparecem, mas ficam expostos a sol e chuva” lamenta o sacerdote que está só há 10 meses há frente da paróquia.
O Padre Veras e a comunidade estão, portanto pedindo ajuda e a comunidade de Novo Oriente está empenhada na realização desse sonho que é coletivo e conta com o empenho dos moradores da cidade. “A colaboração daqueles que puderem ajudar para que as obras sejam realizadas com mais agilidade é nossa meta. Vamos continuar nos dedicando a missão de evangelizar. A casa do Senhor é a casa dos seus filhos e um espaço com estrutura segura é sem dúvida a morada do Pai. Com oração e empenho iremos atingir nossos objetivos”, convoca o Padre.
Aqueles que tiverem interesse em colaborar com a obra de Deus segue os contatos para mais informações: (86)99946-1053.
Por Vera Alice Brandão