A Pastoral do Surdo aniversaria no próximo mês e com pouca idade, apenas 2 anos, são muitas as metas da coordenação da Pastoral. Por isso o calendário de ações para o ano tem início no próximo dia 27 de fevereiro com a realização do 1° Encontro de intérpretes de libras Católicos será na Residência Episcopal, a partir das 15h. O objetivo é também formatar um calendário de ações para ampliar os serviços da pastoral.
Com o tema “Venha ser sal e luz” o público alvo do encontro são intérpretes, instrutores, professores e catequistas. “Todos aqueles que têm aptidão com a linguagem para deficientes auditivos podem colaborar e devem participar desse momento. Nós queremos é descobrir membros de paróquias que dominam a mensagem dos sinais”, explica Francisco de Aquino que é membro da Pastoral e seminarista.
Ainda de acordo com Francisco Aquino “apenas as missas celebradas na Igreja São Benedito; na Primavera (Paróquia Santíssima Trindade) e no Bairro Bela Vista (Paróquia Nossa Senhora de Nazaré) contam com o auxílio de intérprete com uma frequência mensal e nossa missão é ampliar. Por isso iremos convocar voluntários para que esses participem de formações e assim possam atuar em suas paróquias”, reforça.
Socorro Nunes, também integra a pastoral do surdo e ela reforça que hoje “os intérpretes de sinais religiosos dominam a língua de sinais, mas precisam dessa formação para dominar também os sinais religiosos e esse calendário que iremos elaborar vai comtemplar a realização de oficinas com esse objetivo”, explica.
Aqueles que têm interesse em participar, mais informações no telefone (86) 98111-1038
Por Vera Alice Brandão