O Movimento Mãe Rainha surgiu na Alemanha e tem por objetivo evangelizar as famílias com a Mãe Peregrina, dando testemunho de fé, pela participação na comunidade, na liturgia dominical e nas celebrações. O movimento visita as famílias, numa atitude de respeito, acolhida, escuta, ajudando-as a superar as dificuldades. Além dessa missão é presença nos momentos de dor e alegria e cada família é responsável pela imagem que peregrina nas residências mantendo a corrente de oração diária.
Schönstatt é uma região da cidade de Vallendar, próximo de Coblença, Alemanha, onde fica o centro e origem mundial do Movimento. Diariamente, peregrinos do mundo inteiro vão ao Santuário Original, considerado um lugar mariano de peregrinação.
As pessoas buscam em Schoenstatt orientação e renovação de forças para viver a sua fé Católica na vida diária, e “espalhar pelo mundo o amor de Jesus”, como explica Maria de Lourdes Ferreira que integra o movimento há seis anos.
No Piauí, o grupo chegou em 1997. Hoje são mais de 500 famílias “de diferentes zonas da cidade que estão unidas na corrente e de portas abertas para receber a nossa mãe que quando chega na minha casa, sinto que com ela vem a proteção divina”, explica.
Por meio da Campanha da Mãe Peregrina unem-se atualmente a Schoenstatt milhões de pessoas em mais de 90 países e presentes nos 5 continentes. No Brasil o Movimento foi fundado em 11 de abril de 1948. Maria é venerada com o título de Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Shoenstatt. As famílias recebem a Imagem Peregrina e são chamadas a transformar seus lares em um “belo lugar, num pequeno Santuário, numa Igreja Doméstica” , como enfatiza Maria de Lourdes.
Em Teresina, uma vez ao ano os membros do movimento realizam a coroação da Mãe. E no próximo dia 19 de dezembro “você que é missionário da mãe Rainha, seja um fiel filho de Deus e convide a sua família e os membros do seu grupo e venham conduzindo sua imagem para a coroação”, convida Dona Maria.
O momento será no Santuário São Francisco de Assis, na quadra 74 – Casa 14, no Bairro Dirceu I, a partir das 18 horas com celebração presidida pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito.
Por Vera Alice Brandão