O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Naquele cenário de mudanças a juventude sentia a necessidade de mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. A partir daquela ano instituiu-se o dia Nacional da Juventude que comemorado em 25 de outubro.
“Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos de jovens. Esse ano aqui no Piauí iremos fazer um ato centralizado, diferente de anos anteriores em que realizávamos em paróquias” explica Rejane Souza, coordenadora da Pastoral da Juventude.
O DNJ é o principal evento da Pastoral da Juventude e acontece em todo o país, em todos os Estados. Foi pensado como um dia em mutirão.
O período de existência do DNJ tem sido um tempo de discussões férteis entre os grupos de todo o Brasil, na intenção de promover e defender a vida da juventude. “A realização do DNJ acontece todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto em ano eleitoral, quando se antecipa ou se celebra em domingo posterior. Mas esse ano coincidiu com a data do Enem (Exame nacional do Ensino Médio) e por isso tivemos que adiar para o próximo dia 7. Portanto, gostaríamos de convidar toda a juventude piauiense para esse encontro festivo que será realizado na Potycabana a partir das 18h” explica.
O evento tem como tema “Juventude construindo uma nova sociedade” e terá como foco a fé, a paz e a igualdade que vão ser debatidos através da apresentação da Missão Jovem Urbana (momento em que os jovens irão abordar os transeuntes nas ruas e convidá-los para o ato), de tenda da juventude (exposições com distribuições de folders que vão expor a histórica da instituição do dia nacional da juventude) e de atrações culturais e artísticas diversas.
A entrada é gratuita e ação é de iniciativa da pastoral da juventude desenvolvida a nível de CNBB. “Todas as expressões juvenis como RCC (Renovação Carismática Católica), PJ (Pastoral da Juventude) e EJC (Encontro de Jovens com Cristo) terão espaço para expor a sua arte. Será um momento para celebrar a juventude” finaliza Rejane Souza.
Telefone para mais informações: (86)99910-6975 / (86)99426-6714/ (86)3225-1539
Por Vera Alice Brandão