Com o tema “Discípulos missionários de esperança”, Teresina se prepara para sediar, entre os dias 21 e 26 de julho, o 5º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE). O evento acontecerá no Colégio Diocesano e reunirá seminaristas de diversas dioceses do Brasil, proporcionando um espaço de reflexão, formação e vivência missionária.
O congresso é uma iniciativa das Pontifícias Obras Missionárias (POM), por meio da Pontifícia União Missionária e do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Arquidiocese de Teresina. Além de celebrar os 40 anos do COMISE, fundado em 1985 pelo Pe. Fabio Bertagnolli, sacerdote comboniano, o evento busca fortalecer a consciência missionária dos futuros sacerdotes e incentivá-los a levar a mensagem de Cristo a todas as pessoas.
O seminarista Jefferson Thomas, coordenador arquidiocesano do COMISE, destaca que além de ser uma celebração histórica, o congresso é uma oportunidade única de aprofundamento na formação missionária dos futuros sacerdotes. “Durante o evento, teremos conferências, painéis temáticos e oficinas que contribuirão para o amadurecimento da vocação missionária dos participantes”, afirmou.
Além dos momentos de aprendizado, o COMINSE contará com espaços dedicados à espiritualidade, essenciais para a missão evangelizadora. “O evento também proporcionará aos seminaristas momentos de oração, tendo em vista que antes de sair para anunciar a Cristo, devemos conhecê-lo através da meditação da Palavra e da oração. Por isso, teremos momentos de oração, missas e adoração”, acrescentou Jefferson.
Um dos pontos altos do congresso será a experiência do “Ide”, na qual os seminaristas realizarão visitas a famílias em diferentes regiões de Teresina. A iniciativa busca aproximá-los da realidade local, promovendo o contato direto com a comunidade e levando uma mensagem de fé e esperança.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 20 de maio. As vagas são destinadas conforme o Regional. Para se inscrever, o seminarista deve procurar a coordenação regional do COMISE. As vagas são limitadas.