A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é uma das quatro obras pontifícias da Igreja Católica que tem como objetivo despertar desde cedo o protagonismo de crianças e adolescentes na evangelização.
Segundo Sâmia Soraya, vice-coordenadora arquidiocesana da IAM, o movimento foi criado para tornar Jesus conhecido e amado entre os pequenos, não sendo estruturado a partir do assessor adulto, mas sim dos próprios participantes. “As crianças e adolescentes são protagonistas. Elas organizam e conduzem os encontros dos grupinhos missionários, com o suporte de um assessor”, destacou.
O movimento chegou na Arquidiocese de Teresina por meio da iniciativa de uma criança que, ao conhecer a obra por um informativo missionário, levou a ideia ao pároco de sua comunidade. Atualmente, esta Igreja Particular conta com quatro adolescentes na coordenação local, além de jovens representantes na coordenação estadual.
As atividades da IAM são diversas e incluem encontros semanais, visitas missionárias e a escolha de temas mensais para reflexão e ação. “Os temas são variados e escolhidos pelos próprios participantes. Podem abordar assuntos da Igreja, como a Quaresma e o Mês da Bíblia, ou questões do cotidiano juvenil, como drogas, amizade e brincadeiras”, pontuou a coordenadora.
Dentro da espiritualidade missionária, as crianças da IAM também realizam o gesto simbólico do “cofrinho missionário”, onde cada participante doa uma pequena quantia como sacrifício mensal. Esse valor arrecadado é encaminhado para projetos sociais de apoio à infância em diferentes partes do mundo.
Soraya destaca que ao participar do movimento, a oração é um pilar fundamental da obra. “Nosso carisma é rezar todos os dias uma Ave Maria por todas as crianças e adolescentes do mundo, praticar o sacrifício e viver a solidariedade concreta”, concluiu. A IAM também incentiva a fraternidade entre os participantes através de sua saudação missionária: “De todas as crianças e adolescentes do mundo”, ao que se responde “Sempre amigos!”.
As crianças e adolescentes interessados em integrar a Infância e Adolescência Missionária devem buscar informações em suas paróquias e comunidades para verificar a existência de um grupo ativo. Caso ainda não haja um grupo na localidade, é possível entrar em contato com a coordenação arquidiocesana para a implantação de um novo grupo. Para mais informações entrar em contato com a Soraya através do número (86) 99953-5843.