Na última sexta-feira (14), dentro do itinerário quaresmal, foi lançada oficialmente a 10ª edição do “Teresina Ressuscita com Cristo”, tradicional evento de Pascoa da Arquidiocese de Teresina que celebra a vitória de Cristo sobre a morte.
A programação teve início com a recepção da imagem do Cristo Ressuscitado, entregue pelo arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques, à comunidade paroquial na Praça Maria de Lourdes, no bairro Três Andares. Em seguida, os fiéis seguiram em procissão até o Santuário Nossa Senhora da Paz, meditando as estações da Via Sacra. A noite foi concluída com a celebração da Santa Missa, onde também foi apresentada a coordenação responsável pelos preparativos do evento.
Para Dom Juarez, o momento representa não apenas o caminho de Jesus até a cruz, mas também a esperança da ressurreição e a necessidade de refletir sobre a realidade social à luz do Evangelho. “A Via Sacra nos leva a ver onde poucos enxergam. Nós refletimos também sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que nos ajuda a ver os atentados contra a natureza, nos levando a perceber também as dificuldades enfrentadas por comunidades tradicionais, a violência contra mulheres, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, além das injustiças no mundo do trabalho”, afirmou o arcebispo.
Ele concluiu destacando que a Igreja de Teresina segue em preparação para a grande celebração da Páscoa. “Nesta caminhada, renovamos a esperança no Senhor Ressuscitado, que está entre nós e nos guia. Agora, voltamos nosso coração e nossa fé para a celebração da Páscoa”.
Neste ano, o Santuário Nossa Senhora da Paz foi escolhido como a paróquia madrinha do evento. Segundo o pároco, padre Antônio Barbosa, a missão tem sido acolhida com alegria pela comunidade. “Inicialmente, aceitamos essa missão por obediência, mas tem sido uma experiência muito gratificante. O evento tem unido ainda mais a comunidade em torno da verdade central da nossa fé que é a ressurreição de Jesus”, destacou.
A mobilização dos fiéis tem sido intensa para garantir que o evento ocorra da melhor forma possível. Segundo o sacerdote, esse engajamento é um reflexo da presença viva de Cristo na comunidade. “Todos estão colaborando com alegria e disposição. Hoje, por exemplo, a praça estava suja, mas os próprios moradores se uniram para limpá-la e até realizaram pequenas reformas. Isso mostra que Cristo está vivo, agindo nos corações e impulsionando a evangelização”, acrescentou.
Marineide Bezerra, coordenadora do Teresina Ressuscita com Cristo, destaca que a iniciativa se tornou um marco na vida desta Igreja Particular, renovando a fé e a devoção do povo ao longo dos anos. “No início, tivemos uma grande adesão. Com a pandemia, a procissão precisou ser suspensa, e, ao retornarmos, notamos um certo receio. Mas, agora vemos os fiéis cada vez mais motivados e felizes, exaltando Cristo Ressuscitado”, compartilhou.
Comunidade se prepara para o grande evento
Thamires Nayara, coordenadora da organização do evento no Santuário, também expressou a alegria da comunidade ao acolher a missão de ser a paróquia madrinha do evento. “Ficamos muito felizes ao saber que o Santuário teria esse papel especial. Participar desse evento que reúne milhares de fiéis e celebra a ressurreição do Senhor é uma grande honra para nós”, afirmou.
A paroquiana Juliane de Sousa, destacou o impacto espiritual da procissão em sua vida. “Esse momento fortalece nossa fé e nos lembra da importância de estarmos sempre conectados com Deus, especialmente em tempos tão difíceis. Caminhar nessa procissão me enche do Espírito Santo e renova minha esperança”, declarou.
O ponto alto do evento será a grande procissão luminosa no Domingo de Páscoa, 20 de abril, reunindo fiéis de toda a cidade para proclamar a alegria da ressurreição. A iniciativa já faz parte do calendário arquidiocesano e tem como objetivo reacender nos corações dos cristãos a esperança e a certeza de que Cristo vive.