No último domingo (12), Festa do Batismo do Senhor, o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, presidiu a celebração de abertura do Ano da Iniciação à Vida Cristã (IVC) no Santuário de Santa Cruz dos Milagres. A cerimônia marcou também o início da “Festa das Inscrições”, que acontece entre os dias 13 e 31 de janeiro. Durante esse período, fiéis poderão se inscrever na catequese para receber os sacramentos, fortalecendo sua caminhada de fé e evangelização.
Dom Juarez ressaltou a importância espiritual e simbólica da celebração. “Este é um momento muito importante e oportuno, pois celebramos a abertura da Festa das Inscrições no dia do Batismo do Senhor. Isso marca o início do nosso itinerário catecumenal em uma Igreja sinodal, de comunhão, participação e missão. Hoje, assumimos de forma concreta a iniciação à vida cristã em nossa arquidiocese”, afirmou.
O arcebispo destacou ainda a relevância histórica do Santuário no contexto da celebração. “Com o Batismo, tudo começa na vida de Cristo e também na nossa vida. Este momento foi ainda mais especial porque celebramos os nove anos deste tempo sagrado do Santuário de Santa Cruz dos Milagres. Foi um momento místico, oportuno e cheio de alegria e esperança”, concluiu.
A preparação para a Festa das Inscrições foi coordenada com dedicação por grupos de catequistas, como explicou Mauri Marques, coordenador de catequese da Forania Rural IV. “Nos reunimos enquanto grupo para nos organizar, porque hoje celebramos dois momentos importantes: os nove anos do Santuário e a abertura das inscrições para a catequese. É um momento especial, pois iniciamos as inscrições para a catequese, Eucaristia e Crisma”, destacou.
Além disso, ele ressaltou que, durante o período de inscrições, a equipe visitará as famílias e catequizandos para entender suas realidades. “Queremos conhecer os desejos e necessidades de cada jovem e adolescente. É uma forma de estarmos mais próximos e ajudarmos na caminhada de fé”, pontuou.
Santuário como centro da vida da cidade
Romeiros de diferentes localidades participaram da celebração, que também contou com a presença do prefeito de Santa Cruz dos Milagres, Edilberto Rodrigues. Ele reafirmou o papel central do Santuário no desenvolvimento da cidade. “Santa Cruz dos Milagres é moldada pelo Santuário. Nossa cidade vive em torno do turismo religioso, e a devoção à Santa Cruz é o motor econômico e cultural daqui. Por isso, trabalhamos em parceria com a igreja para atrair mais romeiros e fortalecer nossa tradição e fé”, afirmou o prefeito.
Maria de Jesus, catequista da Forania Rural IV, expressou sua alegria em participar da celebração. “Sou catequista desde 2012 e, ao longo desses anos, desenvolvi uma paixão enorme por essa missão. É uma oportunidade única de ajudar as famílias a evangelizarem seus filhos e de aproximar as crianças da comunidade e da escola”, disse.
Entre os romeiros presentes, Cláudio Rian emocionou-se ao compartilhar sua história de superação. Após sofrer um grave acidente há seis anos, ele veio ao Santuário cumprir uma promessa feita por sua tia. “Graças a Deus estou aqui hoje! O que passei foi muito difícil, mas Deus me deu forças para superar. Estou aqui, de pé, e vim cumprir minha promessa com muita fé no coração”, relatou. Em sua primeira visita ao Santuário, Cláudio descreveu a experiência como única: “É um lugar especial, e estar aqui tem sido muito gratificante”.
A Festa das Inscrições se estenderá para todas as paróquias, áreas pastorais e diaconias da Arquidiocese de Teresina, permitindo que mais pessoas tenham acesso à Iniciação à Vida Cristã. Os interessados podem buscar mais informações nas secretarias paroquiais de suas comunidades.
A iniciativa reforça o compromisso da Igreja com a evangelização, incentivando uma vivência comunitária e aproximando os fiéis de Deus por meio da formação e dos sacramentos.