Na noite desta terça-feira (22), o Seminário Propedêutico de Teresina celebrou com grande entusiasmo a festa de seu padroeiro, São João Paulo II. Com o tema “Todos eles perseveravam na oração” (At 1,14), a celebração aconteceu na casa formativa, localizada no bairro Angelim, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques, concelebrada pelo arcebispo emérito, Dom Jacinto Brito, e demais membros do clero arquidiocesano.
Dom Juarez destacou a relevância de São João Paulo II como padroeiro do seminário, lembrando que ele foi o primeiro Papa não italiano em mais de 500 anos e que trouxe um novo vigor à Igreja, impulsionando sua missão evangelizadora. “São João Paulo II nos deixou um exemplo notável, revigorando o espírito missionário e pastoral da Igreja”, afirmou o arcebispo, enfatizando a importância da celebração como um momento para renovar a espiritualidade dos seminaristas e reafirmar o compromisso missionário da Igreja.
Ele também ressaltou o papel fundamental do Seminário Propedêutico na formação dos futuros sacerdotes. “Este é o local onde os jovens são acolhidos no início de sua jornada vocacional. Aqui, eles recebem uma base sólida de formação cristã, com estudos de catecismo, vivência comunitária e liturgia, preparando-se para as etapas subsequentes da formação, como a filosofia e a teologia”, acrescentou.
O reitor da casa de formação, padre Genival Sousa, destacou que o tema da celebração foi inspirado na mensagem do Papa Francisco, que tem incentivado os fiéis a fortalecerem sua vida de oração. “O Santo Padre nos chama, desde o início do ano, a viver intensamente a oração. Por isso, escolhemos o tema ‘Eles perseveravam na fé’, inspirado no livro dos Atos dos Apóstolos, para motivar a comunidade a aprofundar sua vida espiritual”, afirmou o sacerdote.
A organização da festividade contou com o envolvimento dos padres formadores, seminaristas e leigos, como Fátima Veras, integrante do grupo ‘Amigos do Seminário’. Ela comentou que há quatro anos o grupo colabora com o seminário, oferecendo apoio espiritual, doando livros e promovendo orações pelas vocações. “Nossa missão é rezar pela humanidade, pelas famílias, sacerdotes e seminaristas, sempre com devoção e carinho”, disse.
Entre os participantes, Miguel Ryan, seminarista do primeiro ano, expressou sua alegria em celebrar pela primeira vez a festa de São João Paulo II. “É uma grande alegria participar dessa festa. Ela fortalece ainda mais o nosso chamado vocacional”, concluiu, destacando a inspiração que o santo representa para seminaristas e religiosos.
Alexandra Cardoso, uma das fiéis presentes, conta que foi convidada pelo padre Genival a participar da celebração e falou sobre sua devoção à intercessão de São João Paulo II. “Acreditamos profundamente que ele é um grande intercessor para a juventude e as vocações. Foi uma bênção estar aqui e vivenciar esse momento tão especial”, finalizou.