Na noite desta terça-feira (15), aconteceu a reunião preparatória para a XVI Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, marcada para o mês de novembro. O encontro foi realizado na Sala de Catequese do edifício Paulo VI e contou com a assessoria do padre Edvaldo Barbosa, coordenador do Conselho de Pastoral/IVC. O objetivo da reunião foi alinhar as atividades, definir as comissões e organizar os trabalhos necessários para o evento, reunindo os coordenadores que colaborarão na execução da Assembleia.
O padre Edvaldo se mostrou otimista em relação às expectativas para a Assembleia, ressaltando que este evento representa a culminância de uma caminhada iniciada no final de 2023 e que se estendeu ao longo de 2024, com assembleias realizadas nos vicariatos e foranias da Arquidiocese. “A Assembleia Arquidiocesana será o ponto alto desse processo, e seu objetivo central é a elaboração de um novo Plano de Pastoral com inspiração catecumenal, a serviço da Iniciação à Vida Cristã (IVC)”, destacou.
Aldecy Dantas, integrante da equipe responsável pela elaboração do texto plano de pastoral que será apresentado durante a Assembleia, compartilhou informações sobre o andamento do projeto. Ela explicou que as assembleias já foram realizadas nas paróquias, seguidas de encontros nos vicariatos e foranias, e agora a equipe se prepara para apresentar a etapa final do plano.
“A expectativa é que, uma vez aprovado, este plano se torne uma diretriz para a ação evangelizadora desta Igreja Particular no próximo ano. A proposta busca que a evangelização siga um processo de Iniciação à Vida Cristã, com uma inspiração catecumenal, fazendo com que todas as pastorais adotem esse método, voltando às fontes da nossa caminhada evangelizadora como Igreja”, afirmou.
Dorinha Barreto, que também integra a equipe responsável pela elaboração do projeto, enfatizou que o plano de pastoral tem sido desenvolvido com a participação ativa de todos, incluindo o arcebispo e os membros das pastorais, movimentos e serviços da Arquidiocese. “A Assembleia será um momento decisivo, onde será votada a proposta que reflete o desejo da nossa Igreja Particular de Teresina”, disse. Ela também destacou que a Iniciação à Vida Cristã não deve ser vista como um processo exclusivo da catequese. “A catequese está a serviço da IVC, e todas as pastorais são convidadas a participar desse processo. Essa é uma proposta da Igreja do Brasil e de toda a Igreja Católica”, completou.
Com entusiasmo, João Ricardo, membro da comissão de infraestrutura, ressaltou a importância do trabalho em conjunto para transformar a experiência sinodal da Igreja. “É um prazer imenso participar desta Assembleia, que reflete o que significa ser sinodal como Igreja. Desde a preparação até os dias da Assembleia, estaremos unidos em prol do bem comum, que é a evangelização de todas as pessoas da nossa região”, concluiu o jovem que integra a Comissão Arquidiocesana do Encontro de Jovens com Cristo (EJC).
A 16ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral ocorrerá entre os dias 15 e 17 de novembro com o tema “Plano de Pastoral Sinodal a serviço da IVC” e a iluminação bíblica “E Filipe começou a anunciar a Boa Nova de Jesus” (At 8, 35). O evento buscará revisar toda a ação pastoral, visando a renovação das comunidades paroquiais a partir da IVC. Sob a assessoria do padre Wagner Carvalho, da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, serão três dias de uma ampla programação no Auditório Dom Avelar Brandão Vilela (Bairro de Fátima).