Entre os dias 02 e 09 de agosto, a Comissão Arquidiocesana de Catequese realizou a 15ª Semana de Catequese no Auditório Paulo VI. Com o tema “15 anos de Caminhada Catequética à luz da IVC em uma Igreja Sinodal” e o lema “Nós falamos aquilo que sabemos e damos testemunho daquilo de que vimos” (Jo 3,11), o evento celebrou as edições anteriores e refletiu a dinâmica de uma Igreja Sinodal, reunindo catequistas, agentes de pastoral leigos(as) e religiosos(as) para aprofundar a missão de evangelização.
Edimilson Alves, coordenador Arquidiocesano de Catequese, destacou que o objetivo do encontro é capacitar os participantes na conjuntura pastoral. Ele afirmou que, como discípulos, os catequistas devem estar sempre próximos do Mestre, para poder anunciar a Cristo. “Para anunciar a Cristo, devemos estar em constante comunhão com o Mestre, conhecendo-o e convivendo com Ele, para difundir esse Jesus que muitos ainda não conhecem”, disse.
A Semana de Catequese seguiu uma dinâmica celebrativa, colocando em sintonia toda a Igreja que caminha junto. “Isso significa que cada um, à sua maneira, deve se conectar ao que é próprio e comunitário: anunciar Jesus Cristo, o Pastor que veio para todos”, pontuou Edimilson.
A programação incluiu palestras, o aprofundamento no Ministério dos Catequistas e uma noite de partilha e imersão. Um dos destaques foi a presença do padre Estevão Prondi, referencial para a Catequese no Regional NE IV, que abordou a temática da IVC e os avanços na perspectiva de uma Igreja Catecumenal. Ele enfatizou a importância de uma catequese que vá além do conteúdo, promovendo uma experiência vivencial e querigmática para as crianças, permitindo que elas encontrem a pessoa de Jesus através da mistagogia. “Queremos uma catequese que não seja apenas conteudista, mas experiencial, para que nossas crianças tenham verdadeiramente um encontro com Jesus”, afirmou.
O sacerdote também ressaltou o esforço da Arquidiocese de Teresina em avançar para uma catequese que promova o sentido de pertencimento. “Hoje, percebemos uma perda crescente do senso de identidade católica, e a catequese com inspiração Catecumenal busca restaurar esse sentimento de pertença à vida comunitária”.
Catequista há 12 anos na Paróquia Santa Luzia, Juscelino Mendes conta que foi motivado a participar do evento pelo desejo de complementar os seus conhecimentos acerca da IVC. “Este é um projeto que nossa Arquidiocese tem se empenhado muito, e na paróquia que eu participo também está havendo uma mobilização no sentido de motivar os catequistas a participarem desse processo formativo”, finalizou.
‘Grande Incentivador da Catequese’
Na noite de encerramento do evento (09), a Comissão Arquidiocesana de Catequese concedeu a homenagem ‘Grande Incentivador da Catequese na Arquidiocese’ para homens e mulheres que colaboram para o fortalecimento deste importante serviço de evangelização da Igreja de Teresina.
Joselinda Batista, catequista há mais de 15 anos da Paróquia de Fátima, foi uma das homenageadas e expressou sua surpresa e gratidão. “Nunca pensei nisso, pois sempre fiz o meu trabalho enquanto catequista com dedicação. Esse é um reconhecimento da Arquidiocese ao nosso esforço e estou muito grata”, disse, emocionada.
Joselinda que trabalha especialmente catequizando jovens, enfatizou ainda a necessidade de se manter atualizada para engajar as novas gerações. “Mesmo com tantos anos de experiência, nunca deixo de participar dos projetos, encontros e formações, porque isso é fundamental para nos fortalecermos e oferecermos um encontro catequético relevante. Precisamos mostrar algo leve, que atraia os jovens e os faça querer seguir conosco na catequese”, concluiu.
O Vigário Episcopal para a Ação Sociotransformadora, Padre Tony Batista, foi outro homenageado durante o encerramento da semana catequética. Ele destacou a importância desse reconhecimento dentro da Igreja. “Acho bonito saber que a coordenação de catequese reconhece que as coisas não caem de paraquedas, que tem muitos agentes trabalhando para isso. Eu estou escandalosamente feliz”, pontuou.
Lançamento do livro “Iniciação à Vida Cristã: da intuição à decisão pastoral”
Durante a 15ª Semana Arquidiocesana de Catequese também aconteceu o lançamento do livro Iniciação à Vida Cristã: da Intuição à Decisão Pastoral, escrito pelo padre Wagner Carvalho em parceria com a catequista Aldecy Dantas. A obra convida os cristãos a uma reflexão profunda sobre o caminho da fé e a importância das decisões pastorais na condução da comunidade.
Dom Juarez Marques, arcebispo metropolitano de Teresina, destacou que o livro aborda com precisão a Catequese com Inspiração Catecumenal e a Iniciação à Vida Cristã. “É um material de grande valor, repleto de orientações, desde a intuição inicial até a prática pastoral”, avaliou. O arcebispo também elogiou a organização da semana catequética deste ano, que trouxe um novo fôlego de juventude e abriu portas para novas perspectivas.