Na noite da última sexta-feira (05), aconteceu o encerramento da II Festa Arquidiocesana do Sagrado Coração de Jesus, promovida pelo Apostolado da Oração da Arquidiocese de Teresina, com uma procissão solene pelas ruas do centro da cidade. Os fiéis se concentraram no adro Igreja São Benedito, e em seguida saíram em procissão até a Catedral de Nossa Senhora das Dores.
Com o tema “No Coração de Cristo, encontram-se as respostas de nossas orações” e o lema “Senhor, ensina-nos a orar” (Cf. Lc 11,1), a festa, que teve início no dia 1º de julho, convidou os fiéis a refletirem sobre a oração e a se prepararem para o Jubileu Extraordinário de 2025. A programação incluiu momentos de louvor, adorações ao Santíssimo Sacramento e celebrações da Santa Missa.
O evento foi o ponto culminante de um esforço coletivo que envolveu todas as foranias da Arquidiocese. Padre Gonçalo, diretor espiritual do Apostolado da Oração, expressou sua alegria em participar da celebração e reforçou que, no Coração de Jesus, estão guardadas todas as promessas divinas. “Acreditamos que no Coração de Jesus estão guardadas todas as promessas que o Senhor nos fez, muitas das quais já se realizaram. E muito mais Ele fará pelo bem da Sua Igreja e do povo que está a caminho do Reino definitivo”, afirmou.
O sacerdote também destacou a importância do evento para a comunidade arquidiocesana. “É uma grande alegria para nós celebrar como Arquidiocese. Embora a data oficial tenha sido no mês passado, todas as paróquias e comunidades, incluindo o Seminário de Teologia, que leva o nome do Coração de Jesus, já haviam celebrado. Como Arquidiocese, não tivemos a oportunidade de nos reunir antes, então a coordenação se organizou e programou este evento, que culmina hoje com a festa do Coração de Jesus”, concluiu.
Matheus Nunes, diretor-presidente do Apostolado da Oração, avaliou positivamente a edição deste ano e destacou o empenho de todos na realização do evento. “É um momento de muita alegria e unidade para nossa Arquidiocese, onde celebramos o Sagrado Coração de Jesus. Esta festa não anula a solenidade de junho, mas dá mais ênfase à nossa devoção ao Sagrado Coração de Jesus, onde proclamamos no coração de Cristo e encontramos as respostas de nossas orações”, explicou.
Luza Rashid, integrante do Apostolado da Oração há oito anos na Paróquia Santíssimo Sacramento, compartilhou como a participação no evento ajuda a reavivar sua fé e missão. “É uma maneira de unir todas as foranias de Teresina. Conhecermos umas às outras, criando uma união que antes não existia. Agora, vemos as irmãs, conhecemos todo mundo, e isso é maravilhoso. Só tenho a agradecer”, disse.
Anderson Abreu, integrante do Apostolado da Oração da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe há três anos, destacou como o evento mantém viva a chama da fé e integra toda a Igreja de Teresina. “É uma grande alegria para todos nós que compõe o Sagrado Coração de Jesus, pois o apostolado traz em nós essa chama viva que está escondida dentro do coração de Cristo. Então é o momento de reencontrar muitos amigos da paróquia e da Arquidiocese e fazer essa grande festa que anima e reaviva todos nós como essa comunidade de fé”, concluiu.