Na tarde do último domingo, 30 de junho, centenas de fiéis participaram da celebração da Santa Missa na Catedral de Nossa Senhora das Dores, no centro de Teresina. A solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos marcou o aniversário natalício de Dom Juarez Marques e o encerramento da peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima e das relíquias dos Santos Pastorinhos pelas unidades pastorais da Arquidiocese de Teresina durante a I Jornada Mariana no Nordeste (JMN).
O momento foi presidido pelo arcebispo metropolitano de Teresina e contou com a presença do arcebispo emérito e diretor espiritual da JMN, Dom Jacinto Brito, além de outros membros do clero arquidiocesano. Na oportunidade, Dom Juarez também rendeu graças pelo seu aniversário.
Nos últimos 15 dias, a Arquidiocese de Teresina foi agraciada com a peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Segundo o coordenador da JMN, Padre Igor Torres, a visita trouxe uma imensa graça para a comunidade. “Esta peregrinação foi um tempo de bênção. Deus desejava isso para nossa cidade e enviou um símbolo tão bonito como a imagem de sua mãe, para nos lembrar de Seu carinho e amor”, afirmou.
Padre Igor também destacou a mobilização das comunidades locais e avaliou o evento de forma positiva. “Foi maravilhoso ver que, em todos os lugares por onde a imagem passou, as comunidades se organizaram e demonstraram grande carinho por Nossa Senhora”, completou.
A peregrinação não apenas renovou a fé dos fiéis, mas também promoveu a união e a participação ativa das comunidades, fazendo deste evento um marco na história religiosa da região. Dom Juarez Marques ressaltou que Maria Santíssima representa o jeito feminino e materno que Deus escolheu para cuidar da humanidade, desde a encarnação de Jesus Cristo. Desde então, Maria tem sido uma presença constante e amorosa na vida da Igreja, servindo como modelo para todos os cristãos.
“Maria sempre é um presente, e nos alegramos porque ela sempre vem para nos trazer bênçãos. Com esta visita, nossa Igreja renovou sua consagração a Nossa Senhora, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento das comunidades por meio da formação de discípulos”, enfatizou o arcebispo.
Procissão luminosa até a Catedral
Na tarde de sábado (29), dentre outras programações no itinerário da Jornada Mariana no Nordeste na Forania Centro da Arquidiocese, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegou à Igreja São Benedito e ali os fiéis participaram de momentos de oração e devoção individual. No fim da tarde, Dom Jacinto Brito presidiu Santa Missa, seguida de procissão luminosa até a Catedral de Nossa Senhora das Dores. Na oportunidade, os movimentos de adoração da Igreja e Teresina conduziram a Vigília Eucarística, com adoração ao Santíssimo Sacramento.
O pároco da Catedral, Padre Klebert Viana, destacou que a imagem foi recebida com profundo sentimento de afeto e devoção por parte dos fiéis e, enquanto esteve no local, foi intensamente visitada. “Observamos uma grande acolhida, e o sentimento afetivo das pessoas é enorme, o que nos deixou alegres, pois percebemos o amor que nosso povo tem por Nossa Senhora. A presença da imagem revitalizou a fé dos cristãos, convocando à paz, à penitência, à oração e à conversão”, explicou.
Vitória Venção, paroquiana da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, localizada no bairro Planalto Uruguai, expressou sua experiência durante a vigília e a recepção da imagem. “Quando vi Nossa Senhora, senti um sentimento forte, uma presença especial do Espírito Santo”. Para ela, rezar junto com outras pessoas durante a vigília representou uma manifestação forte de estar sendo guiada pelo Espírito, além de renovar sua fé, trazendo um sentido renovado de espiritualidade e união.
Ideuzuite Matos, paroquiana da Igreja São Benedito, descreveu como um privilégio participar da peregrinação da imagem. “É uma emoção que não tem como explicar, pois é um privilégio para nós termos a oportunidade de estarmos aqui através dessa imagem, de chegarmos a ela e consequentemente ao Pai, porque ela é nossa intercessora”, concluiu.