Na manhã da última segunda-feira, 10 de junho, a Arquidiocese de Teresina promoveu um encontro de formação e integração para aqueles que desempenham a função de Secretariado nas Paróquias, Áreas Pastorais e Diaconias desta Igreja Particular. O momento aconteceu no auditório Monsenhor Matheus, no Centro de Pastoral Paulo VI.
Os profissionais foram acolhidos pelo vigário geral da Arquidiocese de Teresina, Padre Amadeu Matias. O arcebispo Dom Juarez Marques também participou do encontro e proferiu algumas palavras sobre a importância do trabalho desempenhado pelos secretários e secretárias. Entre os assuntos abordados, o projeto de Iniciação à Vida Cristã, informações relevantes sobre o acesso aos Sacramentos, o Sistema de Gestão Paroquial e a funcionalidade do Tribunal Eclesiástico Arquidiocesano.
O vigário geral destacou que o objetivo do encontro era proporcionar um momento de interação e reafirmar a importância do trabalho dos secretários para a evangelização, especialmente no contexto do projeto pastoral de Iniciação à Vida Cristã com inspiração Catecumenal. “Desejamos que as secretarias paroquiais sejam casas acolhedoras, símbolos de uma igreja que acolhe a todos. Este encontro oferece apoio aos secretários, esclarecendo dúvidas e apresentando nosso programa pastoral, reforçando que queremos ser uma igreja evangelizadora”, explicou Padre Amadeu.
Josefina Marques, secretária da Paróquia São José Operário, disse que a realização de momentos como este contribuem para a realização do seu trabalho, trazendo informações importantes e essenciais. “É sempre necessário alinharmos nossas ideias para trabalharmos no mesmo nível, melhorando nosso desempenho na Arquidiocese e contribuindo para a missão da Igreja”, afirmou.
Sebastião Filho, secretário do Santuário São Francisco de Assis, ressaltou que a formação ajuda no entendimento de situações complexas que envolvem a Igreja, permitindo aos secretários responderem melhor às questões da comunidade. “Lidamos com diversas situações, desde batismos e casamentos até documentação e informações. Este encontro aborda o acolhimento, mostrando que a Igreja está sempre disposta a ajudar, promovendo cristãos mais conscientes de suas obrigações e deveres enquanto paróquia”, concluiu.
O encontro proporcionou aos participantes um ambiente de aprendizado e troca de experiências, fortalecendo o compromisso de servir a comunidade com dedicação e amor.