Com o tema “Acende a fogueira do meu coração”, a 29ª Caminhada da Fraternidade convida toda a comunidade católica a participar deste ato de amor e solidariedade, que será realizado no próximo sábado, dia 08 de junho. A concentração começa às 16h no adro da Igreja São Benedito, no Centro de Teresina, com a Santa Missa presidida por Dom Juarez Marques, arcebispo metropolitano de Teresina.
Após a celebração, os caminheiros iniciarão o trajeto caminhando pela Avenida Frei Serafim até o Parque Potycabana, animados pelo grupo Mar e Sol, com Soraia Castelo Branco e Flávio Moura, em ritmo de São João. A caminhada será concluída com um grande show do Grupo Católico Exército de Deus, com Ana Clara e Ítalo Poeta.
Criada há 29 anos, a Caminhada da Fraternidade surgiu como um gesto concreto para combater as desigualdades e promover o reconhecimento da imagem de Cristo nos rostos dos excluídos. Essa iniciativa apoia diretamente os serviços da Ação Social Arquidiocesana (ASA), que oferece acolhimento e atendimento especializado a enfermos, idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência.
A identidade visual do evento para este ano foi inspirada nas festividades juninas, com destaque para o Sagrado Coração de Jesus ornado por pássaros, simbolizando a conexão entre espiritualidade e cultura. Com uma linguagem artística que resgata elementos e técnicas regionais, a identidade dialoga com o sagrado e o popular com muita fluidez.
Uma das novidades da 29ª edição são as camisetas disponíveis em quatro cores: vermelha, amarela, azul e branca. Além disso, também foram confeccionadas bolsas nas cores vermelha e amarela, para deixar os participantes mais confortáveis e equipados. Os produtos ainda podem ser adquiridos no Bazar da Caminhada, localizado no Centro Pastoral Paulo VI, Lar de Misericórdia, Rádio Pioneira, além de paróquias da Arquidiocese de Teresina.
Emília Nunes, membro da coordenação do evento, afirma que Caminhada faz um apelo para que os cristãos atendam ao chamado de Jesus, acendendo a chama do amor, da compaixão e da solidariedade em seus corações. “A caminhada acontece justamente para ajudar na manutenção de serviços importantíssimos na nossa cidade, acolhendo inúmeras pessoas que estão precisando de ajuda, sejam pacientes com câncer, hansenianos, idosos ou crianças. São vários serviços beneficiados com essa doação simbólica”, disse.
O arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques, destaca a Caminhada da Fraternidade como um grande momento de encontro com Deus e com a comunidade, que se estende até aqueles que aguardam nossa solidariedade. “Somos convidados a caminhar com Cristo e com nossos irmãos, atendendo ao chamado divino para integrarmos a missão evangelizadora”, afirmou.
Para facilitar a participação das pessoas, haverá vans disponíveis para transportar os fiéis até a Igreja São Benedito. Quem preferir pode estacionar nas proximidades do Parque Potycabana e utilizar o transporte até a concentração.