Entre os dias 15 e 30 de junho, a Arquidiocese de Teresina receberá a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima e as relíquias dos Santos Pastorinhos durante a I Jornada Mariana do Nordeste (JMN), que percorrerá diversas paróquias e comunidades desta Igreja Particular. A escolha do tema da JMN “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39), destaca a prontidão e a disposição de Maria em servir a Deus e cumprir a Sua Santa vontade.
Conforme o coordenador diocesano da Jornada, padre Igor Torres, o principal objetivo da visita é atualizar a mensagem de Nossa Senhora, sobretudo em um cenário marcado por guerras e devastações, onde muitos acabam perdendo a fé. Ao ser questionado sobre como essa peregrinação pode contribuir para o reavivamento do espírito missionário nos fiéis, o sacerdote disse que Maria é uma grande missionária e a primeira discípula de Jesus, o seu filho, e por isso, devemos acolhê-lo assim como ela o acolheu.
“Maria, depois que soube que seria mãe do Salvador, partiu apressadamente até a casa de sua prima, Isabel, e também foi a primeira a ir a Fátima. Então a sua visita, representada nesta imagem, é um sinal de que nós também devemos visitar nossos irmãos, e os mais os necessitados, levando a mensagem de que é Jesus Cristo nosso Salvador”, explicou.
Durante 15 dias a imagem peregrinará nas diversas unidades pastorais da Arquidiocese de Teresina. De acordo com o padre, os fiéis podem se preparar para as visitas estando atentos à programação e agendando um espaço em seu calendário pessoal para visitar a imagem e, assim, ter um encontro espiritual com Maria, renovando o amor e o carinho filial.
Além das celebrações religiosas, o momento contará com formação para a juventude, visita aos veículos de comunicação e encontro com os serviços desempenhados pela Ação Social Arquidiocesana (ASA). O padre Igor finaliza deixando um convite para que todos participem deste momento e celebrem a Virgem Santíssima, encontrando nela uma presença de consolo e conforto. “É nesse sentido que nós esperamos que nossa Arquidiocese abra não só as portas, mas o coração, para que cada família acolha Maria Santíssima no sinal desta imagem”, concluiu.
A programação terá início às 17h do dia 15 de junho (sábado), com a concentração e acolhida da imagem peregrina na Avenida Zequinha Freire, zona leste de Teresina (em frente ao Carvalho). Em seguida, os fiéis sairão em carreata até a Igreja de Fátima para a celebração da Santa Missa de abertura da peregrinação que será presidida por Dom Jacinto Brito, diretor espiritual da JMN 2024. A programação seguirá até o dia 30 (domingo), quando o arcebispo de Teresina, Dom Juarez, presidirá a Santa Missa do Adeus na Catedral de Nossa Senhora das Dores.
Em breve, a programação completa estará disponível nos canais oficiais de comunicação de nossa Arquidiocese.
Conheça mais a Jornada Mariana do Nordeste
A I Jornada Mariana do Nordeste (JMN) é promovida pelo Movimento da Imaculada Conceição (Servitas) em comunhão com a Comunidade Casa da Paz, as novas comunidades, dioceses e paróquias de todo o Nordeste. Trata-se de um encontro com a pessoa de Jesus conduzido pela Virgem Maria, que na Imagem da Virgem Peregrina de Fátima, visitará os estados do Nordeste levando paz e esperança para cada um que contempla nela o rosto misericordioso de Deus.
Os seus objetivos são, especialmente, propagar a mensagem de Fátima, inaugurar a Réplica da Capelinha das Aparições no Nordeste e preparar os fiéis para o jubileu da encarnação do verbo de Deus em 2025, que terá como tema “Peregrinos da Esperança”.
A abertura aconteceu no dia 04 de maio na cidade de Fortaleza, no Ceará, e se encerrará no dia 13 de outubro com a inauguração da Réplica da Capela das Aparições do Nordeste (em comunhão com o Santuário de Fátima, Portugal) na Casa da Paz Maria de Nazaré, em João Pessoa, Paraíba.