Na tarde do Domingo de Pentecostes (19) aconteceu a XXIII Romaria da Paz, um evento de profunda fé e devoção dedicado à promoção da paz. Este ano, com o tema “Senhora da Paz, Fazei-nos Instrumentos de Vosso Filho Jesus”, a concentração teve início às 16h na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Redenção. Em seguida, os fiéis saíram em procissão até o Santuário de Nossa Senhora da Paz, para a celebração da Santa Missa Solene presidida por Dom Juarez Marques e concelebrada por uma representação do clero arquidiocesano.
A romaria foi idealizada em 2001 pelo Padre Pedro Balzi, que escolheu a Vila da Paz como local do evento devido aos altos índices de violência urbana que a região enfrentava na época. Durante a caminhada, os participantes ainda puderam contemplar mais de 50 representações dos títulos de Nossa Senhora, da Sagrada Ceia e dos Anjos, por meio da caracterização de crianças, jovens e adultos.
Dom Juarez Marques destacou que a romaria visa reunir os fiéis por uma causa nobre: a promoção da paz, que deve ser acolhida e promovida por toda a humanidade. “Este é o momento de celebrarmos a paz, um grande dom divino. Hoje, coincidentemente, celebramos também Pentecostes, e meu desejo é que o Espírito Santo toque profundamente todos aqui presentes, sendo uma presença constante que nos traga paz e ânimo para caminharmos como uma igreja missionária, promotora da concórdia e da reconciliação”, ressaltou o arcebispo.
O pároco do Santuário, Padre Antônio Barbosa, avaliou a romaria positivamente, destacando a grande adesão dos fiéis. Ele enfatizou a importância das novenas em família para o sucesso do evento. “Os animadores de rua foram às casas da comunidade com a imagem de Nossa Senhora com seu Filho no colo, convidando os fiéis para a romaria. Isso realmente incentivou as pessoas a rezarem e refletirem sobre a paz”, disse.
Josilene Paixão, que participa da Romaria da Paz desde os 14 anos, vê o evento como uma oportunidade para buscar harmonia e paz diante da violência e das guerras no mundo. Para ela, rezar pela paz é uma experiência única que exige muita fé e oração.
“Este é um momento para rezarmos juntos pela paz, mostrando que é possível alcançá-la e que nem tudo está perdido. Meu desejo é que busquemos a paz, começando em nossas famílias e expandindo para nossa comunidade, demonstrando que Deus é paz e que a paz nos traz tranquilidade para vivermos bem”, concluiu.
Após a celebração da Santa Missa, a parte social do evento contou com a presença da banda Nova Criatura, além do sorteio de prêmios e venda de comidas típicas.