Foto: Serviço Pastoral dos Migrantes
Com a proposta de debater sobre a insegurança alimentar, nutricional e a fome, entre os dias 18 e 25 de junho, a Arquidiocese de Teresina por meio da Pastoral do Migrante, promove a 33ª Semana do Migrante. Este ano, a ocasião surge com uma programação especial a fim de refletir sobre esses fenômenos que têm atingido uma parcela significativa da população.
Com o tema “Migração e Soberania Alimentar” e o lema “Para o Migrante, Pátria é a terra que lhe dá o Pão!”, nacionalmente, o evento já acontece pela 38ª vez, discutindo essas questões que vão além da busca pela garantia da segurança alimentar e nutricional, com a entrega de cestas básicas, por exemplo.
Segundo a coordenadora arquidiocesana da Pastoral do Migrante, Socorro Oliveira, colocar essas questões em destaque tem um significado muito maior, já que dá a oportunidade de que o indivíduo possa exercer o seu protagonismo, gerar sustentabilidade e promover a dignidade humana.
“A fome é algo que tem sido pauta diária, principalmente após a pandemia, onde várias pessoas perderam seus empregos e viveram fortes momentos de insegurança. Para o migrante, foi ainda pior, já que esse grupo muitas vezes já era um alvo fácil do preconceito. Por isso, é ainda mais importante debater questões como essa já que para o migrante a pátria é a terra que dá o pão”, comenta Socorro.
A Campanha da Fraternidade deste ano, também abordou questões que fomentaram a reflexão e o diálogo sobre o esperançar da superação da fome, tentando identificar suas causas, a fim de que os cristãos caminhem juntos, comprometidos a mudar essa triste realidade.
Confira a programação da 33ª Semana do Migrante:
Dia 18/06 – Celebração de Abertura às 19hs (Paróquia N. de Fátima e Rosário e os Três Pastorinhos) Bairro Alto da Ressurreição – Residencial Frei Damião;
Dia 19/06 – Celebração às 18hs (Seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelborg);
Dia 20/06 – Atividade com os Imigrantes Venezuelanos da Cáritas Arquidiocesana – (centro de Guadalupe às 8hs às 13hs);
Dia 21/06 – Celebração no Centro Pastoral Paulo VI – às 8:00hs (SPM/CÚRIA E ASA);
Dia 22/06 – Atividade no Projeto Passagem Santo Antônio (projeto Dom Miguel e Caleiras);
Dia 23/06 – Rodas de Conversa as 16hs – (Abrigo da Pastoral do povo em situação de Rua, bairro Macaúba);
Dia 24/06 – Roda de Conversa – Paróquia São Francisco – Dirceu II;
Dia 25/06 – Celebração de Encerramento da Semana do Migrante às 9hs (Planalto Porto Alegre);